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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Preconceito linguístico na escola: proposta de ensino através da concordância nominal
Autor(es): Maciel , Letícia Nunes
Primeiro Orientador: Simioni, Leonor
1° Membro da banca: Simioni, Leonor
2° Membro da banca: Marins, Ida Maria Morales
3° Membro da banca: Ulrich, Camila Witt
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explorar os conceitos de preconceito linguístico, variação linguística e concordância nominal, analisar criticamente materiais didáticos que tratem da concordância nominal e, a partir disso, montar uma proposta didática que faça uso da concordância variável para tentar combater o preconceito linguístico dentro da sala de aula. Essa proposta didática foi aplicada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Jaguarão durante o período de estágio curricular supervisionado. Esse material didático foi criado com base na metodologia de Lopes-Rossi (2011), que contém três módulos a serem trabalhados: leitura, escrita e divulgação ao público, algo que me possibilitou trabalhar bem com o gênero conto e desenvolver um excelente trabalho de combate ao preconceito linguístico junto aos alunos, atingindo os objetivos propostos neste trabalho. Como conclusão, se tem a percepção de que é possível sim trabalhar com a variação linguística nas aulas de língua portuguesa e literatura, de forma sistemática e socialmente sensível.
Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo explorar los conceptos de prejuicio lingüístico, variación lingüística y concordancia nominal, analizar críticamente materiales didácticos que tratan sobre la concordancia nominal y, a partir de ello, armar una propuesta didáctica que haga uso de la concordancia variable para tratar de combatir el prejuicio lingüístico. dentro del aula. Esta propuesta didáctica fue aplicada en una clase del 1º año de la enseñanza media en una escuela de la ciudad de Jaguarão durante la pasantía. Este material didáctico fue creado con base en la metodología de Lopes-Rossi (2011), que contiene tres módulos a trabajar: lectura, escritura y divulgación al público, algo que me permitió trabajar bien con el género del cuento y desarrollar un excelente trabajo de combate al prejuicio lingüístico con los estudiantes, alcanzando los objetivos propuestos en este trabajo. En conclusión, tenemos la percepción de que sí es posible trabajar con la variación lingüística en las clases de lengua y literatura portuguesas, de forma sistemática y socialmente sensible.
Palabras clave : Preconceito linguístico
Concordância nominal
Proposta didática
Variação linguística
Prejuicio lingüístico
Acuerdo sustantivo
Propuesta didáctica
Variación lingüística
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : MACIEL, Letícia Nunes. Preconceito linguístico na escola: proposta de ensino através da concordância nominal. 74 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8693
Fecha de publicación : 6-jul-2023
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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