Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Simioni, Leonor-
dc.creatorMaciel , Letícia Nunes-
dc.date.accessioned2023-10-17T18:32:27Z-
dc.date.available2023-10-17-
dc.date.available2023-10-17T18:32:27Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.citationMACIEL, Letícia Nunes. Preconceito linguístico na escola: proposta de ensino através da concordância nominal. 74 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8693-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectConcordância nominalpt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectPrejuicio lingüísticopt_BR
dc.subjectAcuerdo sustantivopt_BR
dc.subjectPropuesta didácticapt_BR
dc.subjectVariación lingüísticapt_BR
dc.titlePreconceito linguístico na escola: proposta de ensino através da concordância nominalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Simioni, Leonor-
dc.contributor.referee2Marins, Ida Maria Morales-
dc.contributor.referee3Ulrich, Camila Witt-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo explorar os conceitos de preconceito linguístico, variação linguística e concordância nominal, analisar criticamente materiais didáticos que tratem da concordância nominal e, a partir disso, montar uma proposta didática que faça uso da concordância variável para tentar combater o preconceito linguístico dentro da sala de aula. Essa proposta didática foi aplicada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Jaguarão durante o período de estágio curricular supervisionado. Esse material didático foi criado com base na metodologia de Lopes-Rossi (2011), que contém três módulos a serem trabalhados: leitura, escrita e divulgação ao público, algo que me possibilitou trabalhar bem com o gênero conto e desenvolver um excelente trabalho de combate ao preconceito linguístico junto aos alunos, atingindo os objetivos propostos neste trabalho. Como conclusão, se tem a percepção de que é possível sim trabalhar com a variação linguística nas aulas de língua portuguesa e literatura, de forma sistemática e socialmente sensível.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEl presente trabajo tiene como objetivo explorar los conceptos de prejuicio lingüístico, variación lingüística y concordancia nominal, analizar críticamente materiales didácticos que tratan sobre la concordancia nominal y, a partir de ello, armar una propuesta didáctica que haga uso de la concordancia variable para tratar de combatir el prejuicio lingüístico. dentro del aula. Esta propuesta didáctica fue aplicada en una clase del 1º año de la enseñanza media en una escuela de la ciudad de Jaguarão durante la pasantía. Este material didáctico fue creado con base en la metodología de Lopes-Rossi (2011), que contiene tres módulos a trabajar: lectura, escritura y divulgación al público, algo que me permitió trabajar bien con el género del cuento y desarrollar un excelente trabajo de combate al prejuicio lingüístico con los estudiantes, alcanzando los objetivos propuestos en este trabajo. En conclusión, tenemos la percepción de que sí es posible trabajar con la variación lingüística en las clases de lengua y literatura portuguesas, de forma sistemática y socialmente sensible.pt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA NUNES MACIEL.pdfLetícia Nunes Maciel 20231.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.