Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8563
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A afetividade no Ensino de Línguas Adicionais: uma revisão sistemática de literatura |
Autor(es): | Colman, Drieli Gasso |
Primeiro Orientador: | Brizolla, Francéli |
Coorientador: | Pereira, Aden Rodrigues |
1° Membro da banca: | Brizolla, Francéli |
2° Membro da banca: | Pereira, Aden Rodrigues |
3° Membro da banca: | Freitas, Diana Salomão de |
4° Membro da banca: | Boéssio, Cristina Pureza Duarte |
Resumo: | Este estudo busca investigar o que se fala sobre a afetividade no ensino de Línguas Adicionais no ensino superior. O objetivo geral pretende fornecer uma síntese atualizada do conhecimento e identificar as lacunas da temática. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Scielo. A interpretação dos resultados finais da Revisão mostram que há uma ausência de publicações destes trabalhos voltados ao ensino superior, concentrando-se majoritariamente no ensino fundamental e médio. Verificou-se uma escassez de estudos aprofundados sobre o assunto, visto que não foram encontradas teses nos resultados analisados. As conclusões obtidas através desta pesquisa visam contribuir para a compreensão dos estudos de afetividade no ensino de línguas e colaborar com o desenvolvimento de estudos futuros voltados para as lacunas encontradas. |
Abstract: | This study seeks to investigate what is being said about affectivity in the teaching of Additional Languages in higher education. The general objective is to provide an updated synthesis of knowledge and identify gaps in the theme. To this end, a Systematic Literature Review was carried out, with searches in the Capes Theses and Dissertations Catalog and in Scielo. Forty-seven papers were found, 13 of which were considered after the inclusion and exclusion criteria, and 5 after reading the abstracts. The interpretation of the results shows that there is an absence of publications of these works focused on higher education, concentrating mostly on primary and secondary education. We verified a scarcity of in-depth studies on the subject, since no theses were found in the results analyzed. Of the studies considered before the manual exclusion, only 12 dissertations were found, with no theses. The conclusions obtained through this research aim to contribute to the understanding of affectivity studies in language teaching and to collaborate with the development of future studies focused on the gaps found. |
Palavras-chave: | Ensino de Línguas Adicionais Afetividade Ensino Superior Additional Language Teaching Affectivity Higher Education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | COLMAN, Drieli Gasso. A afetividade no Ensino de Línguas Adicionais: uma revisão sistemática de literatura. 40 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8563 |
Data do documento: | 12-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Drieli_Gasso_Colman__versao_final_pos_banca__21072023.pdf | 3.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.