Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8483
Tipo: Dissertação
Título: A qualidade da interação adulto/criança em uma turma do pré II
Autor(es): Lucas , Rafaela Ramos
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Bento Selau da
1° Membro da banca: Silva Júnior, Bento Selau da
2° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
3° Membro da banca: Santos, Andréia Mendes dos
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que objetivou planejar e implementar uma intervenção para as crianças da Educação Infantil, do Préll, sobre o conteúdo movimento do lll trimestre, “recreação livre e dirigida, utilizando diferentes recursos’’, refletindo a qualidade da interação adulto/criança no momento das aulas de recreação. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa intervenção. Os sujeitos participantes da pesquisa foram vinte e uma crianças de uma turma da Educação Infantil. Para a coleta de dados, utilizou-se a observação participante, o vídeo e o questionário. Os dados foram analisados por meio da metodologia da análise textual qualitativa. Após a análise, emergiram duas categorias: As relações entre as crianças e o olhar sobre a mediação da pesquisadora. Os resultados apontam que os sujeitos envolvidos interagiram durante todo o processo de intervenção, o que indicou que a mediação docente é fundamental para a construção da aprendizagem.
Resumen: Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo planificar e implementar una intervención para niños de Educación Infantil, en Pré ll, sobre el contenido del movimiento del tercer trimestre, “recreación libre y guiada, utilizando diferentes recursos”, la calidad de la interacción adulto/niño durante las clases de recreación. El procedimiento metodológico adoptado fue la investigación de intervención. Los sujetos que participaron en la investigación fueron veintiún niños de una clase de Jardín de Infancia. Para la recolección de datos se utilizo observación participante, video y cuestionario. Los datos fueron analizados utilizando la metodología de análisis textual cualitativo. Luego de lanálisis surgieron dos categorías: Las relaciones entre los niños y la mirada sobre la mediación del “investigador” en la construcción de aprendizajes.
Palavras-chave: Interação
Educação Infantil
Aula Remota
Mediação
Educação
Interacción
Educación Infantil
Clase a distancia
Mediación
Educación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: LUCAS, Rafaela Ramos. A qualidade da interação adulto/criança em uma turma do pré II. 95 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8483
Data do documento: 19-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA RAMOS LUCAS.pdfRafaela Ramos Lucas 20231.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.