Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8354
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Escola criativa: cultura e criatividade para a educação no campo: relato de experiência
Autor(es): Barcelos, Viviane Balbé
Primeiro Orientador: Laner, Vinícius Ferreira
1° Membro da banca: Duval, Adriana Ruschel
2° Membro da banca: Bacin, Miro Luiz dos Santos
Resumo: Visando à prática da Educação, que impulsiona a aprendizagem escolar, por meio do brincar aliada a tecnologia de forma criativa, prazerosa, relevante, colaborativa, inclusiva, este relato de experiência tem como finalidade incentivar a adoção sustentável de práticas mais criativas, relevantes para os alunos dar continuidade às ações já existentes foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, localizada no munícipio de Santo Antônio das Missões, na Vila Manoã. Além das disciplinas obrigatórias nas escolas, às atividades extracurriculares também fazem parte da formação dos alunos, seja qual for o período escolar em que eles se encontram. Por elas, os professores podem relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula e aplicá-los de forma diferenciada do ensino tradicional, além de promover a integração entre todos os envolvidos. Assim, é preciso saber organizar essas iniciativas de forma a garantir que o seu desenvolvimento saia conforme o planejamento e atinja os seus objetivos de aprendizagem. Busca-se a construção de um ambiente lúdico adequado ao estudo e aprofundamento em conteúdos artístico-culturais e socioambientais (estação criativa com ambiente de pesquisa, adaptação para as atividades de fruição e área de convivência ambientada), acesso a uma programação artístico-cultural e sustentável (etapa de difusão), a capacitação de educadores para integração das novas tecnologias em seu método de ensino, formação em arte-educação, implementação de ações educativas para o consumo consciente, implicando novas perspectivas na formação desses jovens e em sua atuação ética e sustentável.
Abstract: Aiming at the practice of Education, which boosts school learning, through playing combined with technology in a creative, pleasant, relevant, collaborative, inclusive way, this experience report aims to encourage the sustainable adoption of more creative practices, relevant to the students to continue the existing actions was carried out at the State Elementary School Érico Veríssimo, located in the municipality of Santo Antônio das Missões, in Vila Manoã. In addition to the compulsory subjects in schools, extracurricular activities are also part of the students' education, whatever the school period in which they are. Through them, teachers can relate the contents learned in the classroom and apply them differently from traditional teaching, in addition to promoting integration among all those involved. Thus, it is necessary to know how to organize these initiatives in order to guarantee that their development goes according to plan and reaches their learning objectives. The aim is to build a ludic environment suitable for the study and deepening of artistic-cultural and socio-environmental content (creative station with research environment, adaptation for fruition activities and a living area set), access to an artistic-cultural program and sustainability (dissemination stage), training educators to integrate new technologies into their teaching method, training in art education, implementation of educational actions for conscious consumption, implying new perspectives in the training of these young people and in their ethical and ethical performance sustainable.
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem
Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Education
Apprenticeship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
Citação: BARCELOS, Viviane Balbé. Escola criativa: cultura e criatividade para a educação no campo: relato de experiência. 2023. 20 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8354
Data do documento: 21-Mar-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Mídia e Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane Balbé Barcelos 2023.pdf638.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.