Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8351
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As variedades linguísticas nas aulas de português |
Autor(es): | Rodrigues, Caroline Freitas |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
1° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
2° Membro da banca: | Melgar Júnior, Eduardo Garralaga |
3° Membro da banca: | Aires, Maurício Vieira |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a abordagem das variedades linguísticas nas aulas de português. Em um país com diferenças culturais e regionais e uma desigualdade social que se aprofunda, por qual razão as variedades linguísticas da língua Portuguesa não são valorizadas e estudadas? A partir deste questionamento foi desenvolvida essa pesquisa bibliográfica descritiva com o intuito de trazer as teorizações de autores que estudam esta temática e as contribuições presentes na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Constata-se que há mudanças que se fazem necessárias na educação do Brasil. E, ao professor cabe estar atento ao que realmente é prioritário que se estude em aula e assim realizar uma mediação entre o estudo da língua e aquilo que é necessário ao aluno, respeitando o contexto social e cultural que este sujeito está inserido, para que ele faça uso deste estudo na sua realidade sendo assim capaz de se colocar como um cidadão crítico e entendedor do mundo à sua volta. |
Resumen: | Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el enfoque de las variedades lingüísticas en las clases de portugués. En un país con diferencias culturales y regionales y una desigualdad social cada vez más profunda, ¿por qué no se valoran y estudian las variedades lingüísticas de la lengua portuguesa? A partir de este cuestionamiento, se desarrolló esta investigación bibliográfica descriptiva con el fin de acercar las teorizaciones de los autores que estudian este tema y los aportes presentes en el BNCC - Base Curricular Nacional Común en educación en Brasil. Y, le corresponde al docente ser consciente de lo que realmente es una prioridad para estudiar en clase y así mediar entre el estudio de la lengua y lo que es necesario para el alumno, respetando el contexto social y cultural en el que se inserta esta asignatura. , para que haga uso de este estudio en su realidad, pudiendo así posicionarse como un ciudadano crítico y comprensivo del mundo que lo rodea. |
Palavras-chave: | Português Aulas Variedades linguísticas Portugués Clases Variedades lingüísticas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | RODRIGUES, Caroline Freitas. As variedades linguísticas nas aulas de português. 17 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8351 |
Data do documento: | 8-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAROLINE FREITAS RODRIGUES.pdf | Caroline Freitas Rodrigues 2021 | 276.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.