Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8330
Tipo: Dissertação
Título : Comunicação para a indústria criativa do teatro: a experiência de consumo cultural dos espectadores do Festival Internacional de Teatro Cidade dos Anjos de Santo Ângelo
Autor(es): Moura, Douglas Barbosa Pinto de
Primeiro Orientador: Salbego, Juliana Zanini
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Pereira, João Antônio Gomes
Resumo: Na presente dissertação, procuramos pautar a comunicação para a Indústria Criativa do teatro. O trabalho partiu de contribuições obtidas junto ao projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), criado e estruturado no ano de 2021, junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Borja, que resultou em um site - THEATRUM – Mapeamento dos Festivais de Teatro do Interior do RS. Após a seleção de um dos festivais destacados neste mapeamento, o Festival Internacional de Teatro Cidade dos Anjos, e após darmos enfoque à recepção e ao consumo cultural, o objetivo deste trabalho é apresentar como ocorre à experiência do consumo cultural dos espectadores do Festival Internacional de Teatro Cidade dos Anjos, evento da cidade de Santo Ângelo. Para tanto, trabalhamos a partir dos seguintes núcleos teóricos: Festivais de Teatro como memória e patrimônio imaterial e a experiência do consumo cultural. Sob o ponto de vista metodológico, utilizamos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de recepção em duas fases: pesquisa de recrutamento e entrevistas em profundidade. Ademais, foi possível contar com a contribuição da organização do referido festival de teatro. Acreditamos que este trabalho venha a ser um objeto de fortificação da indústria criativa do teatro, bem como dos demais campos da cultura e criatividade. Percebeu-se, ao final do trabalho, que fatores como espaço, atmosfera e visualidade/percepção da cena foram pontos comuns ao consumo cultural alocado à Indústria Criativa do teatro, onde os espectadores externaram que suas experiências foram fortificadas e até mesmo impulsionadas pelos fatores citados, causando-lhes sentimentos e emoções advindas da conexão com aquele momento de vivenciaram.
Resumen : In this dissertation, we seek to guide communication for the Creative Theater Industry. The work was based on contributions obtained from the Research, Development & Innovation (RD&I) project, created and structured in 2021, with the Postgraduate Program in Communication and Creative Industry (PPGCIC), at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) - Campus São Borja, which resulted in a website - THEATRUM – Mapping of Theater Festivals in the interior of RS. After selecting one of the festivals highlighted in this mapping, the Cidade dos Anjos International Theater Festival, and after focusing on reception and cultural consumption, the objective of this work is to present how the experience of cultural consumption of the spectators of the International Theater Festival occurs. Theater Cidade dos Anjos, event in the city of Santo Ângelo. For that, we work from the following theoretical nuclei: Theater Festivals as memory and intangible heritage and the experience of cultural consumption. From a methodological point of view, we used bibliographic research, documentary research and reception research in two phases: recruitment research and in-depth interviews. In addition, it was possible to count on the contribution of the organization of the aforementioned theater festival. We believe that this work will become an object for strengthening the creative theater industry, as well as other fields of culture and creativity. It was noticed, at the end of the work, that factors such as space, atmosphere and visuality/perception of the scene were common points to the cultural consumption allocated to the Creative Industry of the theater, where the spectators expressed that their experiences were fortified and even driven by the mentioned factors, causing them feelings and emotions arising from the connection with that moment they experienced.
Palabras clave : Cultura
Indústria cultural
Teatro
Festival Internacional de Teatro Cidade dos Anjos, Santo Ângelo, RS
Culture
Cultural industry
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citación : MOURA, Douglas Barbosa Pinto de. Comunicação para a indústria criativa do teatro: a experiência de consumo cultural dos espectadores do Festival Internacional de Teatro Cidade dos Anjos de Santo Ângelo. 2023. 99 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8330
Fecha de publicación : 27-mar-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Douglas Barbosa Pinto de Moura 2023.pdf2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.