Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8220
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A construção do conhecimento educacional através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Autor(es): Rodrigues, André de Freitas
Primeiro Orientador: Hidalgo, Luisa da Silva
1° Membro da banca: Hidalgo, Luisa da Silva
2° Membro da banca: Costa, Alan Ricardo
3° Membro da banca: Santos, Thalena Evangelista
Resumo: Com o mundo globalizado, torna-se imprescindível realizar um estudo relacionado a questões que envolvem a construção do conhecimento educacional através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com objetivo geral de analisar os ambientes virtuais de aprendizagem, seus fatores e a colaboração para a aprendizagem escolar. A escolha desse tema surgiu da necessidade de compreender e conhecer a importância da construção do conhecimento usando ferramentas virtuais tendo em vista a evolução das tecnologias e do estudo. O trabalho é apresentado por meio de uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida de maneira exploratória e de caráter bibliográfico. Os resultados obtidos levaram a uma reflexão sobre a importância dos AVAs no processo de ensino e aprendizagem na EaD e as vantagens e desvantagens de sua utilização, observando a existência de falhas que precisam ser corrigidas para que a concreta contribuição desses ambientes seja efetivada na aprendizagem dos alunos. Nas considerações finais, aponta-se a necessidade de mudanças no atendimento on-line que motive e estimule o aluno ao seu acesso, ciente de que o uso desses ambientes continuará como um reforço para as aulas presenciais e, assim, deve haver um comprometimento de ambas as partes: o educador e o educando.
Resumen : With the globalized world, it became essential to carry out a study related to issues involving the construction of educational knowledge through the virtual learning environment (AVA), with the general objective of analyzing the virtual learning environments, their factors and the collaboration for school learning. The choice of this theme arose from the need to understand and know the importance of building knowledge using virtual tools in view of the evolution of technologies and studies. The work is presented through a research methodology with a qualitative approach, developed in an exploratory and bibliographical way. The results obtained led to a reflection on the importance of VLEs in the teaching and learning process in EaD and the advantages and disadvantages of their use, noting the existence of flaws that need to be corrected so that the concrete contribution of these environments is made effective in the learning of students. The final considerations point to the need for changes in the online service that motivates and encourages the student to access it, aware that the use of these environments will continue as a reinforcement for in person classes and thus, there must be a commitment from both parts: the educator and the student.
Palabras clave : Aprendizagem
Conhecimento
Ambiente Virtual
Learning
Knowledge
Virtual Environment
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : RODRIGUES, André de Freitas. A construção do conhecimento educacional através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 27 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8220
Fecha de publicación : 8-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDRÉ DE FREITAS RODRIGUES.pdfAndré de Freitas Rodrigues 2021694.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.