???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8220
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Hidalgo, Luisa da Silva | - |
dc.creator | Rodrigues, André de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T19:53:25Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24 | - |
dc.date.available | 2023-04-24T19:53:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, André de Freitas. A construção do conhecimento educacional através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 27 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8220 | - |
dc.description.abstract | With the globalized world, it became essential to carry out a study related to issues involving the construction of educational knowledge through the virtual learning environment (AVA), with the general objective of analyzing the virtual learning environments, their factors and the collaboration for school learning. The choice of this theme arose from the need to understand and know the importance of building knowledge using virtual tools in view of the evolution of technologies and studies. The work is presented through a research methodology with a qualitative approach, developed in an exploratory and bibliographical way. The results obtained led to a reflection on the importance of VLEs in the teaching and learning process in EaD and the advantages and disadvantages of their use, noting the existence of flaws that need to be corrected so that the concrete contribution of these environments is made effective in the learning of students. The final considerations point to the need for changes in the online service that motivates and encourages the student to access it, aware that the use of these environments will continue as a reinforcement for in person classes and thus, there must be a commitment from both parts: the educator and the student. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Knowledge | pt_BR |
dc.subject | Virtual Environment | pt_BR |
dc.title | A construção do conhecimento educacional através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hidalgo, Luisa da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Alan Ricardo | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Thalena Evangelista | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o mundo globalizado, torna-se imprescindível realizar um estudo relacionado a questões que envolvem a construção do conhecimento educacional através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com objetivo geral de analisar os ambientes virtuais de aprendizagem, seus fatores e a colaboração para a aprendizagem escolar. A escolha desse tema surgiu da necessidade de compreender e conhecer a importância da construção do conhecimento usando ferramentas virtuais tendo em vista a evolução das tecnologias e do estudo. O trabalho é apresentado por meio de uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida de maneira exploratória e de caráter bibliográfico. Os resultados obtidos levaram a uma reflexão sobre a importância dos AVAs no processo de ensino e aprendizagem na EaD e as vantagens e desvantagens de sua utilização, observando a existência de falhas que precisam ser corrigidas para que a concreta contribuição desses ambientes seja efetivada na aprendizagem dos alunos. Nas considerações finais, aponta-se a necessidade de mudanças no atendimento on-line que motive e estimule o aluno ao seu acesso, ciente de que o uso desses ambientes continuará como um reforço para as aulas presenciais e, assim, deve haver um comprometimento de ambas as partes: o educador e o educando. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
ANDRÉ DE FREITAS RODRIGUES.pdf | André de Freitas Rodrigues 2021 | 694.07 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???