Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8212
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Escola para todos: os desafios da inclusão em escolas da rede pública de ensino
Autor(es): Rosa, Anderlise Monsuete da
Primeiro Orientador: D’Avila, Alessandra Goulart
1° Membro da banca: D’Avila, Alessandra Goulart
2° Membro da banca: Kelling, Véra Lucia Vargas de Souza
3° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
Resumo: A escola é um ambiente de promoção e compartilhamento do saber, onde se organiza e prepara o sujeito para o futuro, para viver em sociedade. Todos devem compartilhar dos mesmos direitos, de uma educação de qualidade que promova o pleno desenvolvimento do educando, independentemente de suas limitações. O presente trabalho tem como principal objetivo de estudo investigar como se dá a educação inclusiva em escolas da rede pública de ensino e, também, entender como é realizado o trabalho do professor da sala de aula regular com os estudantes de inclusão. Para se chegar aos resultados, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o presente referencial teórico com autores como ALVES (2006), BERGAMO (2010), FREIRE (2004), entre outros. Também foram utilizados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), além de um questionário respondido por professores com questões referentes ao trabalho com estudantes de inclusão. Todos os recursos utilizados corroboraram para chegarmos a conclusão de que as escolas estão cada vez mais trabalhando em prol de uma educação inclusiva. Para se alcançar os objetivos esperados, é necessário garantir o preparo dos docentes para esse trabalho, já que a maioria não se sente totalmente seguro para essa tarefa.
Resumen : The school is an environment for promoting and sharing knowledge, where the individual is organized and prepared for the future, to live in society. Everyone must share the same rights, a quality education that promotes the full development of the student, regardless of their limitations. The present work has as main objective of study to investigate how inclusive education takes place in public schools, as well as the work of the regular classroom teacher with the inclusion students. To arrive at the results, the present theoretical framework was used as data collection instruments, as well as a questionnaire with questions related to the topic addressed. The questionnaires were delivered and answered by teachers who work in the public school system in the city of Caçapava do Sul RS.
Palabras clave : Inclusão
Estudante
Professor
Inclusion
Student
Teacher
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : ROSA, Anderlise Monsuete da. Escola para todos: os desafios da inclusão em escolas da rede pública de ensino. 23 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8212
Fecha de publicación : 1-dic-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDERLISE MONSUETE DA ROSA.pdfAnderlise Monsuete da Rosa 2021437.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.