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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de química na perspectiva da educação inclusiva : os princípios do desenho universal para a aprendizagem em práticas com experimentação
Autor(es): Pereira, Samara de Oliveira
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
Coorientador: Brizolla, Francéli
1° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Brizolla, Francéli
3° Membro da banca: Ferreira, Cristiano Corrêa
4° Membro da banca: Böck, Geisa Letícia Kempfer
metadata.dc.contributor.referee5: Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei Nº 9.394/96), salienta que uma das principais finalidades da educação é formar um estudante para o exercício da cidadania. A componente curricular de Química no ensino médio, também possui esta finalidade, visto que inúmeras pesquisas e estudos publicados defendem a formação da cidadania como objetivo básico do ensino dessa ciência. O ensino de Química pode se tornar mais eficiente através da utilização da experimentação como estratégia de aprendizagem. Através da prática experimental, o estudante é capaz de compreender de maneira mais clara e concreta os conceitos químicos e fenômenos, o que possibilita uma aproximação da teoria com a realidade em que vive. Entretanto, existem dificuldades em ensinar Química, junto a experimentação nas turmas de ensino médio devido a sua alta abstração, sendo essas dificuldades acentuadas quando há estudantes com deficiência matriculados. Desta forma, entende-se neste estudo que todos os estudantes devem, por direito, ter acesso à educação. Frente a essa realidade, o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), pressuposto teórico metodológico que propõe a remoção de toda e qualquer barreira no processo de ensino, é uma excelente alternativa para possibilitar a aprendizagem para todos. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar uma pesquisa que investigou como os princípios do DUA aplicados no ensino de Química eliminam barreiras de ensino e contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes e, em especial, daqueles com deficiência. Para tanto, este estudo apresenta a construção de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica, seguindo as etapas propostas por Damiani (2008). Os sujeitos desta pesquisa são 15 estudantes de uma turma de 1° ano do Ensino Médio, de uma Escola Estadual da cidade de Bagé/RS e 10 professores de Química da cidade gaúcha mencionada. Com o desenvolvimento de uma unidade didática multiestratégica (UDM), construída nesta intervenção pedagógica, notou-se, a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que as principais barreiras ao ensino de Química com práticas de experimentação, identificadas anteriormente pelos professores participantes da pesquisa, foram removidas a partir da mobilização de princípios e estratégias ancoradas no DUA. Percebeu-se que esses princípios, alicerçados na ética do cuidado e ao respeito à diversidade estudantil e suas experiências, engajaram os estudantes nas aulas desenvolvidas, contribuindo para a aprendizagem dos conceitos de reações químicas e cinética, através de diversas práticas experimentais aliadas a recursos pedagógicos e gamificação, permitindo o acesso e liberdade dos estudantes em sala de aula, na medida que se sentiram ativos, protagonistas e “escutados” neste processo.
Abstract: The Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB Law No. 9.394/96), emphasizes that one of the main purposes of education is to train a student to exercise citizenship. The curricular component of Chemistry in high school also has this purpose, since numerous researches and published studies defend the formation of citizenship as a basic objective of teaching this science. Chemistry teaching can become more efficient through the use of experimentation as a learning strategy. Through experimental practice, the student is able to understand chemical concepts and phenomena in a clearer and more concrete way, which makes it possible to bring the theory closer to the reality in which he lives. However, there are difficulties in teaching Chemistry, along with experimentation in high school classes due to its high abstraction, and these difficulties are accentuated when there are students with disabilities enrolled. In this way, it is understood in this study that all students should, by right, have access to education. Faced with this reality, Universal Design for Learning (DUA), a theoretical and methodological assumption that proposes the removal of any and all barriers in the teaching process, is an excellent alternative to enable learning for all. Thus, the objective of this study is to present a research that investigated how the UDL principles applied in Chemistry teaching eliminate teaching barriers and contribute to the teaching and learning process of all students and, in particular, those with disabilities. Therefore, this study presents the construction of a qualitative research of the pedagogical intervention type, following the steps proposed by Damiani (2008). The subjects of this research are 15 students from a 1st year high school class, from a State School in the city of Bagé/RS and 10 Chemistry teachers from the aforementioned city in Rio Grande do Sul. With the development of a multistrategic didactic unit (UDM), built in this pedagogical intervention, it was noted, from the content analysis proposed by Bardin (1977), that the main barriers to teaching Chemistry with experimentation practices, previously identified by professors participating in the research, were removed from the mobilization of principles and strategies anchored in the UDL. It was noticed that these principles, based on the ethics of care and respect for student diversity and their experiences, engaged students in the classes developed, contributing to the learning of the concepts of chemical reactions and kinetics, through various experimental practices combined with pedagogical resources. and gamification, allowing students access and freedom in the classroom, as they felt active, protagonists and “heard” in this process.
Palavras-chave: Desenho Universal para a Aprendizagem
Ensino de Química
Barreiras
Práticas experimentais
Recursos pedagógicos
Universal Design for Learning
Chemistry teaching
Barriers
Experimental practices
Pedagogical resources
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: PEREIRA, Samara de Oliveira. O ensino de química na perspectiva da educação inclusiva : os princípios do desenho universal para a aprendizagem em práticas com experimentação. 207 f.: il. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8202
Data do documento: 8-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

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