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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Os princípios da inovação pedagógica e inclusão educacional no programa de residência pedagógica da Unipampa
Autor(es): Pinheiro, Fernanda de Lima
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
Coorientador: Brizolla, Francéli
1° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Brizolla, Francéli
3° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
4° Membro da banca: Dias, Lisete Funari
metadata.dc.contributor.referee5: Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
Resumo: O Programa de Residência Pedagógica (RP) é um Programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa inserir discentes de licenciatura no contexto escolar, aproximando universidade e escola. O Programa de 2018, busca a implementação de projetos inovadores conforme fica explícito nos editais CAPES Nº 06/2018 e Nº 01/2020, o RP ainda se baseia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atualizada no mesmo ano de implementação da primeira edição do Programa. Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo geral, investigar as concepções e práticas sobre inovação pedagógica e inclusão de estudantes com deficiência dos residentes do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus Uruguaiana, núcleo Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram: o livro “Programa de Residência Pedagógica na Unipampa: formação docente no horizonte da inovação pedagógica” escrito pelos participantes da primeira edição do RP na UNIPAMPA, o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas-campo, os projetos institucionais de ambas as edições do Programa na UNIPAMPA, os relatórios e relatos de experiência dos residentes. A análise de dados deu-se por meio de uma aproximação da Análise Textual Discursiva (ATD) a partir de três categorias de análise: 1. Práticas e/ou metodologias inclusivo-inovadoras; 2. Barreiras encontradas e adaptações realizadas para a quebra das mesmas; 3. Contribuições do RP para os residentes e comunidade escolar. Além destes elementos da pesquisa no recorte da UNIPAMPA, no núcleo em questão, também foi realizada uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL) em três bases de dados: BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Periódicos CAPES, onde foram obtidos resultados de outras regiões do país. Pela sistematização e análise dos dados encontrados, pôde-se ter uma visão do contexto de inserção do Programa, assim como conseguiu-se quantificar trabalhos que trouxessem os temas inovação e inclusão. A temática de inclusão foi citada, primordialmente, nos PPP das escolas-campo ao contextualizar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e vagamente nos demais instrumentos. A inovação pedagógica, por sua vez, foi bastante pontuada na maioria dos documentos analisados em uma perspectiva que estimula a autonomia discente, protagonismo, gestão participativa, entre outros indicadores. Já com relação às barreiras encontradas, o destaque foi a resistência na implementação do RP nas escolas campo durante a primeira edição e a pandemia de COVID-19 na segunda edição, além da dificuldade de acesso às áreas onde localizavam-se as escolas, pontuado em ambas edições. Como contribuições à formação acadêmico-profissional dos residentes e escolas-campo, a principal foi a imersão dos residentes no contexto escolar, fazendo com que compartilhassem conhecimentos, assim como, vivenciassem a docência ainda durante a graduação. Espera-se que futuramente o Programa de Residência Pedagógica possa empregar mais temáticas inclusivo inovadoras em suas práticas.
Abstract: The Pedagogical Residency Program (RP) is a program financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) that aims to insert undergraduate students in the school context, bringing university and school closer together. The 2018 Program seeks the implementation of innovative projects, as it is explicit in CAPES No. 06/2018 and No. 01/2020, the RP is still based on the National Common Curricular Base (BNCC) updated in the same year of implementation of the first edition of the Program. That said, the present work has the general objective of investigating the conceptions and practices about pedagogical innovation and inclusion of students with disabilities of the residents of the Pedagogical Residency Program of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) Uruguaiana campus, Nature Sciences nucleus. This is a documentary research, with a qualitative approach, whose data collection instruments were: the book “Pedagogical Residency Program at Unipampa: teacher training in the horizon of pedagogical innovation” written by the participants of the first edition of the RP at UNIPAMPA, the Project Pedagogical Policy (PPP) of the field schools, the institutional projects of both editions of the Program at UNIPAMPA, the residents' reports and experience reports. Data analysis was carried out using a Discursive Textual Analysis (DTA) approach based on three categories of analysis: 1. Inclusive-innovative practices and/or methodologies; 2. Barriers found and adaptations made to break them down; 3. PR Contributions to Residents and School Community. In addition to these elements of the research in the UNIPAMPA area, in the nucleus in question, an Integrative Literature Review (RIL) was also carried out in three databases: BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations), SciELO (Scientific Electronic Library Online) and Periodicals CAPES, where results were obtained from other regions of the country. Through the systematization and analysis of the data found, it was possible to have a view of the context of insertion of the Program, as well as it was possible to quantify works that brought the themes innovation and inclusion. The theme of inclusion was mentioned, primarily, in the PPP of the field schools when contextualizing Specialized Educational Assistance (AEE) and vaguely in the other instruments. Pedagogical innovation, in turn, was highly punctuated in most of the documents analyzed from a perspective that encourages student autonomy, protagonism, participatory management, among other indicators. Regarding the barriers encountered, the highlight was the resistance in the implementation of the PR in the field schools during the first edition and the COVID-19 pandemic in the second edition, in addition to the difficulty of accessing the areas where the schools were located, scored in both editions. As contributions to the academic-professional training of residents and field schools, the main one was the immersion of residents in the school context, making them share knowledge, as well as experience teaching even during graduation. It is expected that in the future the Pedagogical Residency Program will be able to use more inclusive-innovative themes in its practices.
metadata.dc.subject: Inovação pedagógica
Inclusão
Programa de Residência Pedagógica
Formação acadêmico-profissional
Pedagogical innovation
Inclusion
Pedagogical Residency Program
Academic-professional training
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: PINHEIRO, Fernanda de Lima. Os princípios da inovação pedagógica e inclusão educacional no programa de residência pedagógica da Unipampa. 163 f.: il. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8199
metadata.dc.date.issued: 8-Feb-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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