Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8187
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O estudo do conto “Uma vela para Dario” em uma turma de ensino médio de escola pública
Autor(es): Temp, Sandra Jussara Rodrigues
Primeiro Orientador: Lima, Carla Alves
1° Membro da banca: Lima, Carla Alves
2° Membro da banca: Oliveira, Lisiane Inchauspe de
3° Membro da banca: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade a análise dos resultados obtidos em uma turma de ensino médio de escola pública a partir da produção de material didático para aulas de literatura. Para isso, foram elaboradas cinco aulas didáticas de literatura sobre o conto Uma Vela para Dario, do autor brasileiro Dalton Trevisan. O planejamento das aulas foi desenvolvido a partir dos referenciais teóricos, tais como Cosson (2007), que abordou sobre as questões de letramento literário a partir de quatro etapas; Leffa (2001), que teorizou sobre a linguística aplicada; e, por último, a análise do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) de educação, particularmente sobre o ensino de literatura. Com relação à metodologia, este trabalho é uma pesquisa qualitativa conforme Godoy (1995). Com base nos debates propostos, podemos concluir que o conto “Uma vela para Dario” de Dalton Trevisan, possibilitou aos discentes uma ampla reflexão sobre ficção e a realidade destes podendo ampliar o conhecimento de mundo que eles traziam, permitindo-lhes ponderar sobre outra realidade humana.
Abstract: This work aims to produce didactic material for literature classes in high school. For this, five didactic literature classes were elaborated on the short story Uma Vela para Dario, by the Brazilian author Dalton Trevisan. Class planning was developed based on theoretical references, such as Cosson (2007), who addressed literary literacy issues from four stages; Leffa (2001), who theorized about applied linguistics; and, finally, the analysis of the document of the National Common Curricular Base (BNCC, 2018) on education, particularly on the teaching of literature. Regarding the methodology, this work is qualitative research according to Godoy (1995) and case study nature. Based on the proposed debates, we can conclude that the short story (name of the short story) enabled students to reflect broadly on the various socioeconomic realities, expanding their knowledge of the world, allowing them to consider other perspectives and realities.
Palavras-chave: Conto
Letramento literário
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Didática
Short story
Literary literacy
National Common Curricular Base - BNCC
Didactics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: TEMP, Sandra Jussara Rodrigues. O estudo do conto “Uma vela para Dario” em uma turma de ensino médio de escola pública. 21 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8187
Data do documento: 23-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA JUSSARA RODRIGUES TEMP.pdfSandra Jussara Rodrigues Temp 2022268.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.