Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8176
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Media literacy e as competências exigidas aos professores |
Autor(es): | França, Joseane Regina Evangelista de |
Primeiro Orientador: | Parzianello, Geder Luis |
1° Membro da banca: | Parzianello, Sandra Regina Barbosa |
2° Membro da banca: | Proença, Marcelo Hipólito |
Resumo: | O presente artigo é uma proposta metodológica de revisão bibliográfica sobre como as práticas educomunicativas podem contribuir para o fazer pedagógico de modo inovador e atrativo nas escolas, diante do desafio contemporâneo do uso de novas mídias. Discute a possibilidade de construirmos caminhos para o desenvolvimento do sujeito crítico e autônomo no ambiente escolar, atravessado por novas tecnologias, associando teoria e prática na análise, pensando-se o processo de alfabetização mediática enquanto uma exigência na realidade atual. Trata-se de um trabalho reflexivo, mas sintético, sem pretensão de esgotar a questão, e que busca inferir acerca dos efeitos no clima de aprendizagem e do desempenho escolar com base em postulados dos estudos em mídia educação. Apresenta, a partir de um recorte de dez trabalhos, a perspectiva do desafio que se coloca ao professor. |
Abstract: | This article is a methodological proposal for a bibliographical review on how educommunicative practices can contribute to pedagogical activities in an innovative and attractive way in schools, given the contemporary challenge of using new media. It discusses the possibility of building paths for the development of the critical and autonomous subject in the school environment, crossed by new technologies, associating theory and practice in the analysis, considering the process of media literacy as a requirement in today's reality. It is a reflective but synthetic work, without intending to exhaust the issue, and which seeks to infer about the effects on the learning climate and school performance based on postulates of studies in media education. It presents, from a selection of ten papers, the perspective of the challenge facing the teacher. |
Palavras-chave: | Educação - Efeito das inovações tecnológicas Mídia digital Inovações educacionais Atividades criativas na sala de aula Escolas Professores – Formação Alfabetização Education - Effect of technological innovations Digital media |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Especialização em Mídia e Educação |
Citação: | FRANÇA, Joseane Regina Evangelista de. Media literacy e as competências exigidas aos professores. 2023. 30 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8176 |
Data do documento: | 13-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Mídia e Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joseane Regina Evangelista de França 2023.pdf | 862.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.