Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8165
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Colocação pronominal no português: breve história, uso e ensino |
Autor(es): | Souza, Yuri dos Santos |
Primeiro Orientador: | Simioni, Leonor |
1° Membro da banca: | Simioni, Leonor |
2° Membro da banca: | Ulrich, Camila Witt |
3° Membro da banca: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar a história dos pronomes átonos no português, a fim de, posteriormente, refletir sobre o ensino da colocação pronominal na língua. Uma retrospectiva do fenômeno no idioma é imprescindível para a compreensão das mudanças referentes a este uso pronominal nas posições que serão trabalhadas, ou seja, próclise e ênclise. Tal pesquisa se baseará em dados apresentados por Mattos e Silva (2016), Castro (2011), Carneiro e Almeida (2009), Galves (2015), Kato (1999), Martins (2018) entre outros que auxiliarão com os dados históricos. O trabalho, também, visa trazer uma reflexão sobre o ensino da colocação pronominal nas gramáticas normativas e na sala de aula e, por fim, trazer uma proposta para auxiliar os professores de ensino fundamental ou médio a abordar o tema com maior facilidade e adotando outras propostas de ensino. |
Resumen: | El presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre el uso y el desuso de los pronombres clíticos en posición de próclise y ênclise, a fin de proponer una alternativa para la enseñanza del fenómeno lingüístico. Una retrospectiva del fenómeno, en el idioma, es necesaria para la comprensión de los cambios referentes al uso pronominal en las dos posiciones que serán trabajadas, o sea, próclise e ênclise. Tal pesquisa se basa en datos presentados por Mattos e Silva (2016), Castro (2011), Carneiro e Almeida (2009), Galves (2015), Kato (1999), Martins (2018) entre otros que contribuyeron con los datos históricos. El trabajo, también, visa traer una reflexión acerca de la enseñanza de la colocación pronominal en las gramáticas normativas y en las clases de portugués para, por fin, traer una propuesta para auxiliar los profesores a abordar el tema con mayor facilidad y adoptando otras propuestas de enseñanza. |
Palabras clave : | Pronomes átonos Português Ensino Pronombres átonos Portugués Enseñanza |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | SOUZA, Yuri dos Santos. Colocação pronominal no português: breve história, uso e ensino. 35p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8165 |
Fecha de publicación : | 20-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
YURI DOS SANTOS SOUZA.pdf | Yuri dos Santos Souza 2023 | 399.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.