Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8152
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Mapas Conceituais como estratégia para o desenvolvimento de Aprendizagens Significativas na Química |
Autor(es): | Menezes, Paola Dias |
Primeiro Orientador: | Silva, André Luís Silva da |
Resumo: | Este texto apresenta-se como Trabalho de Conclusão de Curso, o qual tem como tema/título Mapas Conceituais como estratégia para o desenvolvimento de Aprendizagens Significativas na Química. Neste trabalho, demonstram-se os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública rural do município de Caçapava do Sul/RS. O referencial teórico adotado é respaldado pela Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), e deriva na estratégia dos mapas conceituais, elaborados por Novak a partir da referida teoria. A pesquisa configura-se em qualitativa, em fundamentos de Ludke e André (1986), na qual foi utilizada da Análise Textual Discursiva, segundo princípios de Moraes e Galiazzi (2011), para análise de resultados. Como instrumento para coleta de informações aplicou-se os mapas conceituais, seguido pela escrita de diário de bordo. A partir desta pesquisa, evidenciou-se as dificuldades dos estudantes na entrega e produção das atividades propostas ao longo do ensino remoto, bem como em dar conta de todas as demandas solicitadas no âmbito de outras disciplinas. Ainda assim, acredita-se que, caso a pesquisa fosse aplicada no ensino presencial, teria uma participação mais efetiva por parte dos alunos, com dados enriquecedores e, portanto, sua temática permanece como estratégia importante para planejamento e intervenções. |
Abstract: | This text is presented as a Course Completion Work, which has as its theme/title concept maps as a strategy for the development of Meaningful Learning in Chemistry. In this work, the results of a research developed with students of the 1st year of High School of a rural public school in the city of Caçapava do Sul/RS are demonstrated. The theoretical framework adopted is supported by the Theory of Meaningful Learning, and derives from the concept maps strategy, developed by Novak based on that theory. The research is qualitative, based on Ludke and André (1986), in which Discursive Textual Analysis was used, according to the principles of Moraes and Galiazzi (2011), for analysis of results. As an instrument for collecting information, conceptual maps were applied, followed by the writing of a logbook. From this research, the difficulties of students in the delivery and production of the proposed activities during remote teaching were evidenced, as well as in meeting all the demands requested by the other disciplines. Even so, it is believed that, if the research were applied in face-to-face teaching, it would have a greater participation on the part of the students, with very enriching data and, therefore, its theme remains as important strategies for planning and interventions. |
Palavras-chave: | Mapas Conceituais Ensino de Química Aprendizagem Significativa Concept Maps Chemistry Teaching Meaningful Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Citação: | MENEZES, Paola Dias. Mapas Conceituais como estratégia para o desenvolvimento de Aprendizagens Significativas na Química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8152 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Exatas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paola Dias Menezes - 2022.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.