Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8152
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapas Conceituais como estratégia para o desenvolvimento de Aprendizagens Significativas na Química
Autor(es): Menezes, Paola Dias
Primeiro Orientador: Silva, André Luís Silva da
Resumo: Este texto apresenta-se como Trabalho de Conclusão de Curso, o qual tem como tema/título Mapas Conceituais como estratégia para o desenvolvimento de Aprendizagens Significativas na Química. Neste trabalho, demonstram-se os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública rural do município de Caçapava do Sul/RS. O referencial teórico adotado é respaldado pela Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), e deriva na estratégia dos mapas conceituais, elaborados por Novak a partir da referida teoria. A pesquisa configura-se em qualitativa, em fundamentos de Ludke e André (1986), na qual foi utilizada da Análise Textual Discursiva, segundo princípios de Moraes e Galiazzi (2011), para análise de resultados. Como instrumento para coleta de informações aplicou-se os mapas conceituais, seguido pela escrita de diário de bordo. A partir desta pesquisa, evidenciou-se as dificuldades dos estudantes na entrega e produção das atividades propostas ao longo do ensino remoto, bem como em dar conta de todas as demandas solicitadas no âmbito de outras disciplinas. Ainda assim, acredita-se que, caso a pesquisa fosse aplicada no ensino presencial, teria uma participação mais efetiva por parte dos alunos, com dados enriquecedores e, portanto, sua temática permanece como estratégia importante para planejamento e intervenções.
Abstract: This text is presented as a Course Completion Work, which has as its theme/title concept maps as a strategy for the development of Meaningful Learning in Chemistry. In this work, the results of a research developed with students of the 1st year of High School of a rural public school in the city of Caçapava do Sul/RS are demonstrated. The theoretical framework adopted is supported by the Theory of Meaningful Learning, and derives from the concept maps strategy, developed by Novak based on that theory. The research is qualitative, based on Ludke and André (1986), in which Discursive Textual Analysis was used, according to the principles of Moraes and Galiazzi (2011), for analysis of results. As an instrument for collecting information, conceptual maps were applied, followed by the writing of a logbook. From this research, the difficulties of students in the delivery and production of the proposed activities during remote teaching were evidenced, as well as in meeting all the demands requested by the other disciplines. Even so, it is believed that, if the research were applied in face-to-face teaching, it would have a greater participation on the part of the students, with very enriching data and, therefore, its theme remains as important strategies for planning and interventions.
Palavras-chave: Mapas Conceituais
Ensino de Química
Aprendizagem Significativa
Concept Maps
Chemistry Teaching
Meaningful Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citação: MENEZES, Paola Dias. Mapas Conceituais como estratégia para o desenvolvimento de Aprendizagens Significativas na Química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8152
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Exatas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paola Dias Menezes - 2022.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.