???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8152
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, André Luís Silva da-
dc.creatorMenezes, Paola Dias-
dc.date.accessioned2023-04-12T18:22:35Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-04-12T18:22:35Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMENEZES, Paola Dias. Mapas Conceituais como estratégia para o desenvolvimento de Aprendizagens Significativas na Química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8152-
dc.description.abstractThis text is presented as a Course Completion Work, which has as its theme/title concept maps as a strategy for the development of Meaningful Learning in Chemistry. In this work, the results of a research developed with students of the 1st year of High School of a rural public school in the city of Caçapava do Sul/RS are demonstrated. The theoretical framework adopted is supported by the Theory of Meaningful Learning, and derives from the concept maps strategy, developed by Novak based on that theory. The research is qualitative, based on Ludke and André (1986), in which Discursive Textual Analysis was used, according to the principles of Moraes and Galiazzi (2011), for analysis of results. As an instrument for collecting information, conceptual maps were applied, followed by the writing of a logbook. From this research, the difficulties of students in the delivery and production of the proposed activities during remote teaching were evidenced, as well as in meeting all the demands requested by the other disciplines. Even so, it is believed that, if the research were applied in face-to-face teaching, it would have a greater participation on the part of the students, with very enriching data and, therefore, its theme remains as important strategies for planning and interventions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapas Conceituaispt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectConcept Mapspt_BR
dc.subjectChemistry Teachingpt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.titleMapas Conceituais como estratégia para o desenvolvimento de Aprendizagens Significativas na Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3247391333955120pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0808253492421363pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste texto apresenta-se como Trabalho de Conclusão de Curso, o qual tem como tema/título Mapas Conceituais como estratégia para o desenvolvimento de Aprendizagens Significativas na Química. Neste trabalho, demonstram-se os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública rural do município de Caçapava do Sul/RS. O referencial teórico adotado é respaldado pela Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), e deriva na estratégia dos mapas conceituais, elaborados por Novak a partir da referida teoria. A pesquisa configura-se em qualitativa, em fundamentos de Ludke e André (1986), na qual foi utilizada da Análise Textual Discursiva, segundo princípios de Moraes e Galiazzi (2011), para análise de resultados. Como instrumento para coleta de informações aplicou-se os mapas conceituais, seguido pela escrita de diário de bordo. A partir desta pesquisa, evidenciou-se as dificuldades dos estudantes na entrega e produção das atividades propostas ao longo do ensino remoto, bem como em dar conta de todas as demandas solicitadas no âmbito de outras disciplinas. Ainda assim, acredita-se que, caso a pesquisa fosse aplicada no ensino presencial, teria uma participação mais efetiva por parte dos alunos, com dados enriquecedores e, portanto, sua temática permanece como estratégia importante para planejamento e intervenções.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Exatas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Paola Dias Menezes - 2022.pdf1.13 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???