Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8071
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | Alimentação escolar: desafios de comunicação midiática no contexto da escola de educação básica |
Autor(es): | Cavalheiro, Cátia Adeline |
Primeiro Orientador: | Parzianello, Sandra Regina Barbosa |
1° Membro da banca: | Parzianello, Geder Luis |
2° Membro da banca: | Machado, Gabriella Eldereti |
Resumo: | A alimentação escolar tem um compromisso relevante no processo da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, garantida através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre a comunicação nos documentos oficiais relativos à alimentação escolar, recebida em escola de educação básica, entendida como uma mídia por ser um suporte de informação. A reflexão a respeito dos enunciados e discursos dos documentos oficiais em sua comunicabilidade permitem uma perspectiva de entendimento quanto ao que se entenderá por boas práticas da alimentação escolar e sobre o papel decisivo e relevante de políticas de financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na educação básica municipal. A metodologia adotada foi a da análise documental, de abordagem qualitativa, com amparo em um arcabouço teórico-metodológico da Teoria da Comunicação e da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, enfatizando a constituição, formulação e circulação dos sentidos. No contexto escolar é onde se cumprem os discursos, assim, constatou-se a urgência da escola em dedicar-se a empreendimentos midiáticos que promovam o tema da alimentação escolar. |
Resumen : | School meals have a relevant role in the student's learning and development process, guaranteed through resources from the National School Meals Program (PNAE). The present study aims to reflect on the communication of official documents related to school feeding, received in a basic education school, understood as a medium for being an information support. Reflection on the statements and discourses of official documents in their communicability allows a perspective of understanding as to what is understood by good practices in school feeding and on the decisive and relevant role of financing policies of the National School Feeding Program (PNAE) in municipal basic education. The methodology adopted was document analysis, with a qualitative approach, supported by a theoretical-methodological framework of the Theory of Communication and Discourse Analysis (DA) of the French line, emphasizing the constitution, formulation and circulation of meanings. |
Palabras clave : | Merenda escolar Educação Análise do Discurso School lunch Education |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Especialização em Mídia e Educação |
Citación : | CAVALHEIRO, Cátia Adeline. Alimentação escolar: desafios de comunicação midiática no contexto da escola de educação básica. 2023. 26 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8071 |
Fecha de publicación : | 27-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Mídia e Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cátia Adeline Cavalheiro 2023.pdf | 417.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.