Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8055
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Assessoria de comunicação estudantil na Unipampa: análise de quatro casos
Autor(es): Azambuja, Maria Fernanda Garcia
Primeiro Orientador: Klein, Eloísa Joseane da Cunha
1° Membro da banca: Baccin, Alciane Nolibos
2° Membro da banca: Comassetto, Leandro Ramires
Resumo: O presente trabalho visa analisar quatro casos de Assessoria de Comunicação realizados por meio de projetos estudantis da Universidade Federal do Pampa que desenvolveram e aplicaram plano de comunicação para microempresas regionais. Nosso objetivo é analisar como o uso das mídias sociais otimizou o tipo de prática de ensino ligada à Assessoria de Comunicação e Imprensa, bem como entender como as atividades de ensino e extensão ligadas a este tipo de assessoria podem auxiliar micro e pequenas empresas e melhorar o contato da universidade com suas comunidades. Para esta análise ser possível, fazemos uma revisão de literatura sobre a história e principais práticas ligadas à Assessoria de Comunicação e Imprensa. Também consideramos as práticas de agências e projetos de ensino desenvolvidos em outras universidades, que também tiveram o objetivo de auxiliar micro e pequenas empresas. A partir destas considerações teóricas e da análise dos casos de projetos estudantis de Assessoria de Comunicação e Imprensa, refletimos acerca do impacto da universidade na comunidade.
Abstract: The present work aims to analyze four cases of Communication Consulting carried out through student projects at the Federal University of Pampa that developed and applied a communication plan for regional microenterprises. Our objective is to analyze how the use of social media optimized the type of teaching practice linked to Communication Consulting and Press Consulting, as well as to understand how teaching and extension activities linked to this type of consulting can help micro and small companies and improve the university's contact with its communities. For this analysis to be possible, we review the literature on the history and main practices related to Communication Consulting and Press office. We also considered the practices of agencies and teaching projects developed in other universities, which also had the objective of helping micro and small companies. From these theoretical considerations and the analysis of cases of student projects of Communication and Press Office, we reflect on the impact of the university on the community.
Palavras-chave: Comunicação
Assessores de imprensa
Jornalismo
Universidade Federal do Pampa
Pequenas e médias empresas
Communication
Press Officers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: AZAMBUJA, Maria Fernanda Garcia. Assessoria de comunicação estudantil na Unipampa: análise de quatro casos. 2023. 65 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8055
Data do documento: 31-Jan-2023
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Fernanda Garcia Azambuja 2023.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.