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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fake news democracia e o ensino de filosofia
Autor(es): Almeida, Richard Gonçalves
Primeiro Orientador: Guindani, Evandro Ricardo
1° Membro da banca: Gamalho, Nola Patrícia
2° Membro da banca: Lied, Leandro Luiz
3° Membro da banca: Sa, Jonivan Martins de
Resumo: Este presente trabalho tem como objetivo esboçar uma análise acerca das fake news, que circundam o processo eleitoral e abusam dos meios tecnológicos para ludibriar a população frente ao desprezo no ensino de filosofia no ensino médio com pretensões de elaborar uma análise deveras profunda. Para isso, buscou-se reunir o embasamento necessário mediante a delimitação do problema em termos de importância para o regime político democrático, bem como a análise técnica e conceitual entre filósofos modernos e contemporâneos para entender melhor sobre o cenário político nacional. Buscando compreender o processo filosófico e histórico do surgimento do fake, partindo do estudo do conceito de pós-verdade e de que é possível combater isto melhorando o ensino de filosofia desde as bases. Portanto, entende-se que o gerenciamento estratégico de algoritmos e das mídias sociais por parte de governos autoritários historicamente vem sendo uma das fontes alternativas de adestramento humano, entretanto a filosofia com base na formação intelectual do indivíduo, desenvolvimento pessoal e crítico, uma vez que os indivíduos inseridos no mundo virtual é mostrado uma suposta verdade em “bolhas informacionais”. O método utilizado foi o descritivo, com abordagem bibliográfica e análise de conteúdo. Conclui-se que o fenômeno encontra um terreno fértil para manifestar seus efeitos, causando graves prejuízos à democracia.
Abstract: This present work aims to outline an analysis about the fake-news, which surround the electoral process and abuse technological means to deceive the population in the face of contempt in the teaching of philosophy in high school with pretensions of elaborating a very deep analysis. For this, we sought to gather the necessary foundation by delimiting the problem in terms of importance for the democratic political regime, as well as the technical and conceptual analysis between modern and contemporary philosophers to better understand the national political scenario. Seeking to understand the philosophical and historical process of the emergence of fake, starting from the study of the concept of post-truth and that it is possible to combat this by improving the teaching of philosophy from the basics. Therefore, it is understood that the strategic management of algorithms and social media by authoritarian governments has historically been one of the alternative sources of human training. , since individuals inserted in the virtual world are shown a supposed truth in “informational bubbles”. The method used was descriptive, with a bibliographical approach and content analysis. It is concluded that the phenomenon finds fertile ground to manifest its effects, causing serious damage to democracy.
Palavras-chave: Filosofia - Estudo e ensino
Democracia
Notícias falsas
Ciência política – Filosofia
Fake News
Philosophy - Study and teaching
Democracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: ALMEIDA, Richard Gonçalves. Fake news democracia e o ensino de filosofia. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8050
Data do documento: 9-Fev-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Humanas

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