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dc.contributor.advisor1Guindani, Evandro Ricardo-
dc.creatorAlmeida, Richard Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-03-10T18:04:39Z-
dc.date.available2023-03-09-
dc.date.available2023-03-10T18:04:39Z-
dc.date.issued2023-02-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, Richard Gonçalves. Fake news democracia e o ensino de filosofia. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8050-
dc.description.abstractThis present work aims to outline an analysis about the fake-news, which surround the electoral process and abuse technological means to deceive the population in the face of contempt in the teaching of philosophy in high school with pretensions of elaborating a very deep analysis. For this, we sought to gather the necessary foundation by delimiting the problem in terms of importance for the democratic political regime, as well as the technical and conceptual analysis between modern and contemporary philosophers to better understand the national political scenario. Seeking to understand the philosophical and historical process of the emergence of fake, starting from the study of the concept of post-truth and that it is possible to combat this by improving the teaching of philosophy from the basics. Therefore, it is understood that the strategic management of algorithms and social media by authoritarian governments has historically been one of the alternative sources of human training. , since individuals inserted in the virtual world are shown a supposed truth in “informational bubbles”. The method used was descriptive, with a bibliographical approach and content analysis. It is concluded that the phenomenon finds fertile ground to manifest its effects, causing serious damage to democracy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectCiência política – Filosofiapt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectPhilosophy - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.titleFake news democracia e o ensino de filosofiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2653563168851001pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392455526575019pt_BR
dc.contributor.referee1Gamalho, Nola Patrícia-
dc.contributor.referee2Lied, Leandro Luiz-
dc.contributor.referee3Sa, Jonivan Martins de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684510949704215pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807534127951354pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste presente trabalho tem como objetivo esboçar uma análise acerca das fake news, que circundam o processo eleitoral e abusam dos meios tecnológicos para ludibriar a população frente ao desprezo no ensino de filosofia no ensino médio com pretensões de elaborar uma análise deveras profunda. Para isso, buscou-se reunir o embasamento necessário mediante a delimitação do problema em termos de importância para o regime político democrático, bem como a análise técnica e conceitual entre filósofos modernos e contemporâneos para entender melhor sobre o cenário político nacional. Buscando compreender o processo filosófico e histórico do surgimento do fake, partindo do estudo do conceito de pós-verdade e de que é possível combater isto melhorando o ensino de filosofia desde as bases. Portanto, entende-se que o gerenciamento estratégico de algoritmos e das mídias sociais por parte de governos autoritários historicamente vem sendo uma das fontes alternativas de adestramento humano, entretanto a filosofia com base na formação intelectual do indivíduo, desenvolvimento pessoal e crítico, uma vez que os indivíduos inseridos no mundo virtual é mostrado uma suposta verdade em “bolhas informacionais”. O método utilizado foi o descritivo, com abordagem bibliográfica e análise de conteúdo. Conclui-se que o fenômeno encontra um terreno fértil para manifestar seus efeitos, causando graves prejuízos à democracia.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

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Richard Gonçalves Almeida 2023.pdf727.67 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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