Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7992
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação física escolar e possíveis (des)motivações do corpo discente: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): School physical education and possible (dis)motivations of the student body: a case study in the final years of elementary school
Autor(es): Vieira Junior, Cristiano Tarciso
Primeiro Orientador: Kehler, Gabriel dos Santos
1° Membro da banca: Kehler, Gabriel dos Santos
2° Membro da banca: Todeschini, Bruna
3° Membro da banca: Lovato, Cristina dos Santos
Resumo: Este estudo apresenta como temática a Educação Física escolar e a sua relação com as possíveis motivações e desmotivações do corpo discente em relação à prática do componente curricular supracitado. É de conhecimento geral que, a Educação física é extremamente importante no âmbito escolar, pois a mesma possibilita o desenvolvimento integral dos/as alunos/as durante a realização das atividades propostas. A pesquisa se justifica seja pela sua importância na educação de jovens/adolescentes, em seu desenvolvimento em termos de saúde física e mental, de interação social, de trabalho em equipe, coordenação, etc. seja pelos possíveis “traumas” que a mesma pode desencadear quando não trabalhada de forma inclusiva. Destarte, o contexto de desenvolvimento da pesquisa foi uma escola Estadual do Município de Uruguaiana/RS. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória em que, inicialmente, se buscou a literatura sobre o tema e, posteriormente, aplicou-se um questionário com a participação de quinze estudantes do Ensino Fundamental. Como resultados, evidenciou-se que a motivação está presente no ensino fundamental, algo muito importante para o desenvolvimento do corpo discente. No âmbito das possíveis desmotivações, é necessário criar métodos para estimular o/a aluno/a a participar, fazer com que o/a mesmo/a se sinta incluído nas aulas, isso pode fazer a diferença. Ademais, a escola pesquisada não apresenta uma boa infraestrutura para a prática de esportes, mas ainda assim, possui um número maior de alunos/as que se sentem motivados/as a participarem das aulas de Educação Física do que desmotivados/as.
Abstract: This study presents Physical Education at school as a theme and its relationship with the possible motivations and demotivations of the student body in relation to the practice of the aforementioned curricular component. It is common knowledge that Physical Education is extremely important in the school environment, as it enables the integral development of students during the proposed activities. The research is justified either by its importance in the education of young people/adolescents, in their development in terms of physical and mental health, social interaction, teamwork, coordination, etc. either because of the possible “traumas” that it can trigger when not worked in an inclusive way. Thus, the research development context was a State school in the city of Uruguaiana/RS. In methodological terms, this is a qualitative exploratory research in which, initially, the literature on the subject was searched and, subsequently, a questionnaire was applied with the participation of fifteen elementary school students. As a result, it was evident that motivation is present in elementary school, something very important for the development of the student body. Within the scope of possible demotivations, it is necessary to create methods to encourage the student to participate, to make him/her feel included in the classes, this can make a difference. In addition, the researched school does not have a good infrastructure for the practice of sports, but even so, it has a greater number of students who feel motivated to participate in Physical Education classes than those who are unmotivated.
Palavras-chave: Educação física escolar
(Des)motivações
Corpo discente
School physical education
(De)motivations
Student body
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: VIEIRA JUNIOR, Cristiano Tarciso. Educação física escolar e possíveis (des)motivações do corpo discente: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7992
Data do documento: 31-Jan-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiano Tarciso Vieira Junior - 2022.pdf647.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.