???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7992
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.creatorVieira Junior, Cristiano Tarciso-
dc.date.accessioned2023-02-27T17:34:53Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-02-27T17:34:53Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationVIEIRA JUNIOR, Cristiano Tarciso. Educação física escolar e possíveis (des)motivações do corpo discente: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7992-
dc.description.abstractThis study presents Physical Education at school as a theme and its relationship with the possible motivations and demotivations of the student body in relation to the practice of the aforementioned curricular component. It is common knowledge that Physical Education is extremely important in the school environment, as it enables the integral development of students during the proposed activities. The research is justified either by its importance in the education of young people/adolescents, in their development in terms of physical and mental health, social interaction, teamwork, coordination, etc. either because of the possible “traumas” that it can trigger when not worked in an inclusive way. Thus, the research development context was a State school in the city of Uruguaiana/RS. In methodological terms, this is a qualitative exploratory research in which, initially, the literature on the subject was searched and, subsequently, a questionnaire was applied with the participation of fifteen elementary school students. As a result, it was evident that motivation is present in elementary school, something very important for the development of the student body. Within the scope of possible demotivations, it is necessary to create methods to encourage the student to participate, to make him/her feel included in the classes, this can make a difference. In addition, the researched school does not have a good infrastructure for the practice of sports, but even so, it has a greater number of students who feel motivated to participate in Physical Education classes than those who are unmotivated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subject(Des)motivaçõespt_BR
dc.subjectCorpo discentept_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subject(De)motivationspt_BR
dc.subjectStudent bodypt_BR
dc.titleEducação física escolar e possíveis (des)motivações do corpo discente: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSchool physical education and possible (dis)motivations of the student body: a case study in the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5588072205077260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241pt_BR
dc.contributor.referee1Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.contributor.referee2Todeschini, Bruna-
dc.contributor.referee3Lovato, Cristina dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7562187381716677pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1974060504465142pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta como temática a Educação Física escolar e a sua relação com as possíveis motivações e desmotivações do corpo discente em relação à prática do componente curricular supracitado. É de conhecimento geral que, a Educação física é extremamente importante no âmbito escolar, pois a mesma possibilita o desenvolvimento integral dos/as alunos/as durante a realização das atividades propostas. A pesquisa se justifica seja pela sua importância na educação de jovens/adolescentes, em seu desenvolvimento em termos de saúde física e mental, de interação social, de trabalho em equipe, coordenação, etc. seja pelos possíveis “traumas” que a mesma pode desencadear quando não trabalhada de forma inclusiva. Destarte, o contexto de desenvolvimento da pesquisa foi uma escola Estadual do Município de Uruguaiana/RS. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória em que, inicialmente, se buscou a literatura sobre o tema e, posteriormente, aplicou-se um questionário com a participação de quinze estudantes do Ensino Fundamental. Como resultados, evidenciou-se que a motivação está presente no ensino fundamental, algo muito importante para o desenvolvimento do corpo discente. No âmbito das possíveis desmotivações, é necessário criar métodos para estimular o/a aluno/a a participar, fazer com que o/a mesmo/a se sinta incluído nas aulas, isso pode fazer a diferença. Ademais, a escola pesquisada não apresenta uma boa infraestrutura para a prática de esportes, mas ainda assim, possui um número maior de alunos/as que se sentem motivados/as a participarem das aulas de Educação Física do que desmotivados/as.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Cristiano Tarciso Vieira Junior - 2022.pdf647.49 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???