Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7894
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | A relação entre raça e educação nos cadernos de pesquisa (FCC): mapeamento de um campo de pesquisa brasileiro |
Título(s) alternativo(s): | The relationship between race and education in research notebooks (FCC): mapping a Brazilian research field |
Autor(es): | Soares, Cristiane Barbosa |
Primeiro Orientador: | Bonetti, Alinne de Lima |
Resumo: | Neste trabalho analiso a constituição histórica da relação entre a temática racial e a pesquisa na área educacional no Brasil, com vistas a compreender a constituição de um campo de estudos específicos. Para isso, tomo como objeto de análise os artigos publicados entre o período de 1971 a 2003 nos Cadernos de Pesquisas, da Fundação Carlos Chagas. Neste estudo, entendo raça como uma categoria política e emancipatória, e educação como uma ferramenta política de ensino-aprendizagem. Metodologicamente o estudo está ancorado na análise textual discursiva, uma metodologia de análise de dados e informações de natureza qualitativa com a finalidade de produzir novas compreensões sobre os fenômenos e discursos investigados. Assim, foram construídas duas categorias gerais: currículo e políticas educacionais, que constituíram subcategorias de acordo com os conceitos e abordagens utilizadas em cada artigo. Foram estabelecidas conexões a fim de compreender a constituição de um campo de estudos específicos para a temática racial e educação. Analisar as categorias currículo e políticas educacionais, possibilitou-me compreender a constituição do campo das relações raciais na educação e o intenso jogo de disputas, lutas e resistências que esse campo específico de estudo tem enfrentado para a conquista de políticas afirmativas no campo educacional. |
Abstract: | In this paper I analyze the historical construction of the relation between the race and the educational research in Brazil, in order to comprehend the constitution of a field of specifics studies. For this, we take as the subject of analyses the published articles between the period of 1971 to 2003 in the Research Notebooks of Carlos Chagas Foundation. In this study I understand race as a political and emancipator category, and education as a political tool of teaching-learning. Methodologically the study is anchored in the textual discursive analyses, a data and information methodology of qualitative nature with the objective of produce new comprehensions about the phenomena and discourse investigated. Thereby, there were built two general categories: curriculum and educational politics, which constituted subcategories according to the concepts and approaches used in each article. There were established connections in order to comprehend the constitution of a specifics studies field for the race and education. Analyze the curriculum and educational politics category enabled me to comprehend the constitution of the racial relations in education field and the intense contest game, fights and resistances that this specifics studies field has faced to conquer the affirmative politics in educational field. |
Palavras-chave: | Education Race Racial relations Educação Raça Relações raciais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Especialização em Educação em Ciências |
Citação: | SOARES, Cristiane Barbosa. A relação entre raça e educação nos cadernos de pesquisa (FCC): mapeamento de um campo de pesquisa brasileiro. 66 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7894 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRISTIANE SOARES.pdf | 776.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.