???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7851
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Muito além do som: o engajamento político das músicas de protesto da MPB dos anos de chumbo (1969-1974) e suas diferenças e semelhanças com o engajamento das músicas da nova MPB do governo Bolsonaro (2018-2022)
metadata.dc.title.alternative: Far beyond sound: the political engagement of MPB protest songs from the lead years (1969-1974) and their differences and similarities with the engagement of new MPB songs from the Bolsonaro government (2018-2022)
Autor(es): Cáceres, Giuliana Carolina Pilenghy
Primeiro Orientador: Nascimento, Flávio Augusto Lira
1° Membro da banca: Ferreira, Clarissa Figueiró
2° Membro da banca: Costa, Renatho José da
Resumo: Nas Relações Internacionais, a ampliação do seu campo de estudos, além de desafiar abordagens mainstream da disciplina, promoveu a inserção de importantes temas antes marginalizados, como a cultura popular. Os Estudos Culturais debateram a Cultura através de uma abordagem crítica e multidisciplinar, analisando diversas manifestações artístico-culturais. A cultura da mídia, termo cunhado por Douglas Kellner, afirma a existência de uma cultura do audiovisual veiculada pelas mídias e pelos meios de comunicação, que explora as tecnologias mais avançadas, forjando identidades, modelando opiniões políticas e comportamentos sociais, servindo aos interesses de grupos diversos que buscam se manter no poder. A música se destacou como a mídia utilizada para denunciar as violências causadas pelos regimes militares do século XX nos países do Cone Sul. No Brasil, foco de análise desta pesquisa, a Música Popular Brasileira se consagrou como música de protesto contra a ditadura militar, apresentando intensa criatividade artística ao driblar a censura durante os anos de chumbo (1969-1974), através de canções contestatórias e da manifestação performática de seus artistas expoentes. No século XXI, o mundo presencia uma ascensão do ultranacionalismo conservador, representado no Brasil pela figura de Jair Bolsonaro, eleito em 2018. Neste contexto, identificamos manifestações artísticas musicais oriundas da chamada Nova MPB, gênero consequência de uma nova reorganização da indústria fonográfica pautada na música independente, em novas formas de produção e comercialização, utilizando-se da Internet como mídia principal, cujas canções não versam sobre política, mas contém um viés alienado, abordando temas como sexualização, amor e festa. A criticidade não é encontrada no gênero Nova MPB, mas sim no Rock, no Rap e no Hip-Hop, que se caracterizam pela crítica explícita às ações de Bolsonaro, ao que sua figura representa, e ao fenômeno do bolsonarismo. Através do método comparativo, são analisadas fontes primárias, como as próprias canções, para demonstrar de que forma estas refletiram a insatisfação contra o regime militar e contra o governo Bolsonaro, bem como as semelhanças e as diferenças nas manifestações políticas das canções da MPB e da Nova MPB, evidenciando que esta última não possui um viés de criticidade tal como as figuras icônicas já consagradas da MPB, o que permitiu abrir espaço para outros gêneros musicais se manifestarem contra o governo Bolsonaro. Ao mesmo tempo, esta pesquisa se propõe demonstrar as possíveis aproximações entre música e política na disciplina de Relações Internacionais.
Abstract: In International Relations, the expansion of its field of study, in addition to challenging mainstream approaches to the discipline, promoted the insertion of important themes before marginalized, such as popular culture. Cultural Studies debated Culture through a critical and multidisciplinary approach, analyzing different artistic and cultural manifestations. Media culture, a term coined by Douglas Kellner, asserts the existence of a culture of audiovisual conveyed by the media and the means of communication, which explores the technologies advanced technologies, forging identities, shaping political opinions and social behavior, serving the interests of diverse groups seeking to maintain power. the music if highlighted how the media used to denounce the violence caused by military regimes of the 20th century in the countries of the Southern Cone. In Brazil, focus of analysis of this research, Music Popular Brasileira was consecrated as protest music against the military dictatorship, showing intense artistic creativity while circumventing censorship during the lead years (1969-1974), through contesting songs and the performative manifestation of its artists exponents. In the 21st century, the world is witnessing a rise of conservative ultranationalism, represented in Brazil by the figure of Jair Bolsonaro, elected in 2018. In this context, identified musical artistic manifestations originating from the so-called Nova MPB, genre consequence of a new reorganization of the phonographic industry based on music independently, in new forms of production and commercialization, using the Internet as a mainstream media, whose songs are not about politics but contain an alienated bias, addressing topics such as sexualization, love and parties. Criticism is not found in the genre New MPB, but in Rock, Rap and Hip-Hop, which are characterized by explicit criticism to Bolsonaro's actions, to what his figure represents, and to the phenomenon of Bolsonarism. Through of the comparative method, primary sources are analyzed, such as the songs themselves, to demonstrate how these reflected the dissatisfaction against the military regime and against the Bolsonaro government, as well as the similarities and differences in the political manifestations of the MPB and Nova MPB songs, showing that the latter does not have a bias of criticality such as the already established iconic figures of MPB, which allowed opening space for other musical genres to demonstrate against the Bolsonaro government. At the same time, this research proposes to demonstrate the possible approximations between music and politics in discipline of International Relations.
metadata.dc.subject: Música e Relações Internacionais
Ditadura Militar
Música Popular Brasileira
Nova MPB
Música e Política
Music and International Relations
Military dictatorship
Popular music Brazilian
New MPB
Music and Politics
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: CÁCERES, Giuliana Carolina Pilenghy. Muito além do som: o engajamento político das músicas de protesto da MPB dos anos de chumbo (1969-1974) e suas diferenças e semelhanças com o engajamento das músicas da nova MPB do governo Bolsonaro (2018-2022). 137 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7851
metadata.dc.date.issued: 16-Jan-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Internacionais

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Giuliana Carolina Pilenghy Cáceres - 2023.pdf1.51 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???