Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7827
Tipo: | Dissertação |
Título : | Coledu: um aplicativo para colaboração de atividades didáticas sobre computação |
Autor(es): | Santos, Adriana Charpe Pimenta dos |
Primeiro Orientador: | Mansilha, Rodrigo Brandão |
Coorientador: | Mello, Aline Vieira de |
Resumo: | Ações de Extensão e também um levantamento bibliográfico relacionados à inclusão da Computação na Base Nacional Comum Curricular permitiram-nos identificar o seguinte problema enfrentado pelos professores do Ensino Básico: como encontrar atividades adequadas para ensino de computação considerando objetivos didáticos, e restrições formativas e orçamentárias de muitas escolas. Como passo inicial para resolver o problema, propomos o COLEDU: um aplicativo para permitir a colaboração entre professores sobre atividades didáticas com foco em Computação, e que busque disseminar o ensino da Computação na Educação Básica. Avaliamos o COLEDU seguindo (i) uma metodologia ágil de autoavaliação e (ii) por meio de questionário TAM respondido por professores do Ensino Básico. Os resultados da autoanálise indicam que o COLEDU atende quesitos modernos de usabilidade e experiência de usuário. O resultado do questionário é que os professores têm uma percepção muito boa de utilidade e usabilidade do COLEDU. Palavras-chave: Pensamento Computacional. Ensino Fundamental I. Brasil. |
Resumen : | Extension Actions and also a bibliographic survey related to the inclusion of Computing in the National Common Curricular Base allowed us to identify the following problem faced by Basic Education teachers: how to find activities suitable for teaching computing considering didactic objectives, and formal constraints. matives and budgets of many schools. As an initial step in solving the problem, we propose COLEDU: an application to allow collaboration between teachers about didactic activities focused on Computing, and that seeks to disseminate the teaching of Computing in Basic Education. We evaluated COLEDU following (i) a methodology agile self-assessment and (ii) through a TAM questionnaire answered by teachers of Basic Education. The results of the self-analysis indicate that COLEDU meets requirements modern usability and user experience. The re sult of the questionnaire is that the teachers have a very good perception of the usefulness and usability of COLEDU. Keywords: Computational Thinking. Elementary School. Brazil. |
Palabras clave : | Engenharia de software Pensamento Computacional Ensino Fundamental Brasil Software engineering Computational thinking Elementary school Brazil |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Curso: | Mestrado Profissional em Engenharia de Software |
Citación : | SANTOS, Adriana Charpe Pimenta dos. Coledu: um aplicativo para colaboração de atividades didáticas sobre computação. Orientador: Rodrigo Brandão Mansilha. 2022. 49p. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7827 |
Fecha de publicación : | 11-nov-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Engenharia de Software |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Charpe Pimenta dos Santos - 2023.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.