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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7767
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Readaptação escolar nos anos iniciais do ensino fundamental após o ensino remoto: um estudo de caso |
Autor(es): | Marques, Liamar |
Primeiro Orientador: | Kehler, Gabriel dos Santos |
Resumo: | Este estudo faz parte das pesquisas desenvolvidas no Grupo CNPq de Pesquisa e Extensão Linguagem, Cultura, Sociedade e Educação – LinCES –, Co-coordenado pelo Orientador deste Trabalho de Conclusão de Curso, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, no Estado do Rio Grande do Sul. Ademais, o estudo credencia-se no campo de conhecimentos das Ciências Humanas, especificamente, na área da Educação, com o objetivo de analisar o(s) contexto(s) de readaptação escolar após o ensino remoto, e como as escolas públicas e privadas do município de Itaqui/RS estão enfrentando a (não) aprendizagem dos/as alunos/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Doravante, é comumente sabido que com o isolamento social oriundo da pandemia de Coronavírus e o fechamento físico das escolas, muitos pais e/ou responsáveis ficaram sem “alternativas” para manter seus/as filhos/as em casa e, as tecnologias digitais se tornaram uma “aliada” necessária nesse processo. Em termos metodológicos, foram convidados para participar da pesquisa, através da elaboração de entrevistas semiestruturadas, docentes (que trabalham com essa etapa de escolarização) de três escolas do município de Itaqui/RS, sendo duas do sistema público (uma central e outra afastada), assim como uma da rede privada. Para tal, nove professoras aceitaram participar da pesquisa. Quanto à realização da análise dos dados coletados, foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011), como forma de apreender os signos dos conteúdos dados por categorias a priori, assim como os sentidos emergentes na interpretação e sistematização do fenômeno social estudado. Como “achados” da pesquisa, pode-se evidenciar que os mesmos superam as expectativas, pois mesmo sendo desenhado um quadro um tanto pessimista em termos de não aprendizagem dos estudantes, assim como àquilo que implica em problemas de ordem psicológica e/ou comportamental, as escolas estão buscando alternativas para a recuperação da educação das crianças (em seu sentido integral), afinal, as mesmas estão começando os seus respectivos itinerários de escolarização. A aceitação das TIC no ensino presencial, mesmo como complemento para tarefas de casa, tem sido uma realidade entre quase todas as professoras interlocutoras, assim como acreditam que as mesmas permanecerão como complemento às práticas pedagógicas dentro e fora de sala de aula. |
Abstract: | This study is part of the research developed by the CNPq Group for Research and Extension Language, Culture, Society and Education – LinCES –, Co-coordinated by the Advisor of this Course Conclusion Work, at the Federal University of Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, in State of Rio Grande do Sul. The study is accredited in the field of knowledge of Human Sciences, in the area of Education, with the objective of analyzing the context(s) of school readaptation after remote teaching, and how public and private schools of the city of Itaqui/RS are facing the (non) learning of students in the initial years of Elementary School. It is commonly known that the social isolation resulting from the Coronavirus pandemic and the physical closure of schools, many parents and/or guardians were left without "alternatives" to keep their children at home and, digital technologies have become an ally in this process. In methodological terms, teachers from three schools were invited to participate in the research, two from the public system (one central and other one not central), and one from the private school. Nine teachers agreed to participate. For the analysis of the collected data, the Content Analysis (CA) of Bardin (2011) was used as a way of apprehending the signs of the content given by a priori categories, as well as the emerging meanings in the interpretation and systematization of the social phenomenon studied. The "findings" of the research, can be seen that they exceed expectations, even though a pessimistic picture is drawn in terms of students non-learning, as well as what implies psychological and/or behavioral problems, schools are looking for alternatives for the recovery of children's education (in its integral sense), after all, they are starting their respective schooling itineraries. The acceptance of ICT in face-to-face teaching, even as a complement to homework, has been a reality among almost all the interlocutor teachers, as they believe that they will remain as a complement to pedagogical practices inside and outside the classroom. |
Palavras-chave: | TIC Readaptação Ensino remoto Anos iniciais do ensino fundamental Information and communication technology Readaptation Remote teaching Early years of elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citação: | MARQUES, Liamar. Readaptação escolar nos anos iniciais do ensino fundamental após o ensino remoto: um estudo de caso. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7767 |
Data do documento: | 3-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia |
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