Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7670
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Realidade e luta no contexto da pandemia: educação popular como escola viva! |
Autor(es): | Silva, Yuri Andrews Feitoza da |
Primeiro Orientador: | Alves, Simone Silva |
1° Membro da banca: | Alves, Simone Silva |
2° Membro da banca: | Aranda, Silvana Maria |
3° Membro da banca: | Carvalho, Lisiane Teixeira de Armas |
4° Membro da banca: | Stoll, Vitor Garcia |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender como as ações de solidariedade realizadas no salão da Capela da Sagrada Família (CSF) (igreja localizada no bairro Sagrada Família e, que, desde o momento inicial da pandemia de covid-19 no início de 2020 nos cede o espaço para a organização das ações solidárias no município de Jaguarão/RS, se constituem, como espaços de construção coletiva da Educação Popular (EP), reconhecendo, assim, a mobilização e organização das classes populares como uma escola viva, aquela que se organiza nos fazeres cotidiano da luta e na compreensão de sua própria realidade. Este trabalho surge também, a partir dos meus anseios individuais e coletivos para recolocar esses lugares de luta e resistência popular como foco da EP a partir da luta diária e contínua pela sobrevivência, destacando ainda, todas as ações de solidariedade realizadas. Retratou-se também, neste estudo, uma breve contextualização da EP no Brasil. Como metodologia deste trabalho, optou-se pela utilização da linha de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de explorar e revisar sistematicamente o tema proposto para o estudo, dialogando com produções científicas que tecem relações com o trabalho. Para tanto nos fundamentamos em autores como Freire & Nogueira (2014), Streck & Esteban (2013), e outros. Resultados indicam que ações desenvolvidas na Capela da Sagrada Família de Jaguarão/RS, é um movimento de construção coletiva da Educação Popular que tem como fundamento a escola viva, que pulsa saberes e os coloca na condição de resistência da realidade atual e mostra outras formas de mudança na luta cotidiana. |
Resumen: | Este estudio tiene como objetivo comprender cómo las acciones solidarias llevadas a cabo en el salón de la Capilla de la Sagrada Familia (CSF) (iglesia ubicada en el barrio de la Sagrada Familia y que, desde el inicio de la pandemia covid-19 a principios de 2020, nos da el espacio para la organización de acciones solidarias en el municipio de Jaguarão / RS, constituyen espacios para la construcción colectiva de la Educación Popular (EP), reconociendo así la movilización y organización de las clases populares como una escuela viva, que se organiza en la cotidianidad. acciones de lucha y comprensión de la propia realidad. Este trabajo surge también de mis deseos individuales y colectivos de reemplazar estos lugares de lucha y resistencia popular como el foco de EP de la lucha diaria y continua por la supervivencia, destacando aún, todas las acciones solidarias. En este estudio, también se retrató una breve contextualización de la EF en Brasil. acción de la línea de investigación bibliográfica, con el objetivo de explorar y revisar sistemáticamente el tema propuesto para el estudio, dialogando con producciones científicas que tejen relaciones con el trabajo. Para ello, nos basamos en autores como Freire & Nogueira (2014), Streck & Esteban (2013), entre otros. Los resultados indican que las acciones desarrolladas en la Capilla Sagrada Familia de Jaguarão / RS, es un movimiento de construcción colectiva de Educación Popular basado en la escuela viva, que pulsa el conocimiento y lo coloca en la condición de resistencia de la realidad actual y muestra otras formas de cambio en la lucha diaria. |
Palavras-chave: | Ações de solidariedade Construção coletiva Educação Popular Luta Escola viva Acciones solidarias Construcción colectiva Educación Popular Lucha Escuela viva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | SILVA, Yuri Andrews Feitoza da. Realidade e luta no contexto da pandemia: educação popular como escola viva!. 25p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7670 |
Data do documento: | 1-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Yuri Andrews Feitosa.pdf | Yuri Andrews Feitoza da Silva 2021 | 414.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.