???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7670
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Alves, Simone Silva-
dc.creatorSilva, Yuri Andrews Feitoza da-
dc.date.accessioned2022-10-11T17:37:47Z-
dc.date.available2022-10-11-
dc.date.available2022-10-11T17:37:47Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.citationSILVA, Yuri Andrews Feitoza da. Realidade e luta no contexto da pandemia: educação popular como escola viva!. 25p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7670-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções de solidariedadept_BR
dc.subjectConstrução coletivapt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectEscola vivapt_BR
dc.subjectAcciones solidariaspt_BR
dc.subjectConstrucción colectivapt_BR
dc.subjectEducación Popularpt_BR
dc.subjectLuchapt_BR
dc.subjectEscuela vivapt_BR
dc.titleRealidade e luta no contexto da pandemia: educação popular como escola viva!pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Simone Silva-
dc.contributor.referee2Aranda, Silvana Maria-
dc.contributor.referee3Carvalho, Lisiane Teixeira de Armas-
dc.contributor.referee4Stoll, Vitor Garcia-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender como as ações de solidariedade realizadas no salão da Capela da Sagrada Família (CSF) (igreja localizada no bairro Sagrada Família e, que, desde o momento inicial da pandemia de covid-19 no início de 2020 nos cede o espaço para a organização das ações solidárias no município de Jaguarão/RS, se constituem, como espaços de construção coletiva da Educação Popular (EP), reconhecendo, assim, a mobilização e organização das classes populares como uma escola viva, aquela que se organiza nos fazeres cotidiano da luta e na compreensão de sua própria realidade. Este trabalho surge também, a partir dos meus anseios individuais e coletivos para recolocar esses lugares de luta e resistência popular como foco da EP a partir da luta diária e contínua pela sobrevivência, destacando ainda, todas as ações de solidariedade realizadas. Retratou-se também, neste estudo, uma breve contextualização da EP no Brasil. Como metodologia deste trabalho, optou-se pela utilização da linha de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de explorar e revisar sistematicamente o tema proposto para o estudo, dialogando com produções científicas que tecem relações com o trabalho. Para tanto nos fundamentamos em autores como Freire & Nogueira (2014), Streck & Esteban (2013), e outros. Resultados indicam que ações desenvolvidas na Capela da Sagrada Família de Jaguarão/RS, é um movimento de construção coletiva da Educação Popular que tem como fundamento a escola viva, que pulsa saberes e os coloca na condição de resistência da realidade atual e mostra outras formas de mudança na luta cotidiana.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste estudio tiene como objetivo comprender cómo las acciones solidarias llevadas a cabo en el salón de la Capilla de la Sagrada Familia (CSF) (iglesia ubicada en el barrio de la Sagrada Familia y que, desde el inicio de la pandemia covid-19 a principios de 2020, nos da el espacio para la organización de acciones solidarias en el municipio de Jaguarão / RS, constituyen espacios para la construcción colectiva de la Educación Popular (EP), reconociendo así la movilización y organización de las clases populares como una escuela viva, que se organiza en la cotidianidad. acciones de lucha y comprensión de la propia realidad. Este trabajo surge también de mis deseos individuales y colectivos de reemplazar estos lugares de lucha y resistencia popular como el foco de EP de la lucha diaria y continua por la supervivencia, destacando aún, todas las acciones solidarias. En este estudio, también se retrató una breve contextualización de la EF en Brasil. acción de la línea de investigación bibliográfica, con el objetivo de explorar y revisar sistemáticamente el tema propuesto para el estudio, dialogando con producciones científicas que tejen relaciones con el trabajo. Para ello, nos basamos en autores como Freire & Nogueira (2014), Streck & Esteban (2013), entre otros. Los resultados indican que las acciones desarrolladas en la Capilla Sagrada Familia de Jaguarão / RS, es un movimiento de construcción colectiva de Educación Popular basado en la escuela viva, que pulsa el conocimiento y lo coloca en la condición de resistencia de la realidad actual y muestra otras formas de cambio en la lucha diaria.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Yuri Andrews Feitosa.pdfYuri Andrews Feitoza da Silva 2021414.29 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???