Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7585
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Três momentos pedagógicos no ensino de química : um relato da utilização do tema agrotóxicos através da abordagem temática com enfoque CTS |
Autor(es): | Silva, Romuel Barros Costa |
Primeiro Orientador: | Sinks, Udo Eckard |
Coorientador: | Silva, Elisabete de Avila da |
1° Membro da banca: | Sinks, Udo Eckard |
2° Membro da banca: | Lindemann, Renata Hernandez |
3° Membro da banca: | Alves, Elenilson Freitas |
Resumo: | Este trabalho versa sobre uma intervenção de natureza pedagógica, realizada na Escola de Ensino Médio Barão de Aceguá na fronteira Brasil - Uruguai. Amparado pelos ideais de educação libertadora, o objetivo geral deste trabalho é compreender como estudantes vindos de comunidades rurais veem a questão dos agrotóxicos. Para isso, esta pesquisa faz uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MP) e enfatizando as relações Ciências Tecnologia-Sociedade (CTS). A metodologia pode ser dividida em duas etapas. 1) desenvolvimento e aplicação de uma atividade nos moldes dos 3MP problematizando as implicações científicas, tecnológicas e sociais em torno do tema supracitado. Para garantir a participação ativa dos estudantes e a dialogicidade, são utilizadas duas atividades lúdicas (audiência pública e júri químico) intercaladas por aulas conceituais de química e apreciação/discussão de documentos e documentários. 2) O processo de construção e divulgação para a comunidade acadêmica das concepções artísticas dos estudantes sobre a temáticas dos agrotóxicos. Esta pesquisa apresenta a possibilidade de adoção de atividades lúdicas para o desenvolvimento de habilidades e competências como colher e processar informações, desenvolver a comunicação, fazer avaliações de situações, tomar decisões e avaliar as implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico. A proximidade dos estudantes com o tema possibilita a problematização de aspectos reais de seu cotidiano trazendo para a discussão problemas como: a falta de fiscalização rural e o desrespeito às leis, a imperícia no trato com substâncias perigosas, corrupção nas decisões tomadas pelos representantes do povo, a falta de segurança alimentar, o lobby e o interesse exploratório das grandes corporações, a não neutralidade das ciências. As expressões artísticas produzidas ao final da primeira etapa exploram a identidade dos grupos que a construíram e foram divididas em 3 categorias de acordo com as concepções apresentadas nos conteúdos produzidos. Os grupos 2 e 3 apresentaram, em suas produções, maior riqueza nas articulações entre os aspectos CTS. A pesquisa indica que entre as simulações os estudantes melhoraram a postura para falar e se portar em público, que se apropriaram de conceitos científicos, utilizando-os em sua argumentação, melhoraram a articulação destes conhecimentos passando a entender melhor de quais formas as situações propostas impactam em sua própria realidade. Assim, essa pesquisa investiga de que maneira os estudantes se expressam frente ao tema controverso da utilização de agrotóxicos e de que forma o ensino de química através de atividades lúdicas problematizadoras pode contribuir para a evolução conceitual e atitudinal destes estudantes. |
Abstract: | This work is about an intervention of a pedagogical nature, carried out at the Barão de Aceguá High School on the Brazil - Uruguay border. Supported by the ideals of liberating education, the general objective of this work is to understand how students from rural communities see the issue of pesticides. For this, this research makes use of the dynamics of the three pedagogical moments (3MP) and emphasizing the Science-Technology-Society (CTS) relations. The methodology can be divided into two stages. 1) development and application of an activity along the lines of the 3MP, problematizing the scientific, technological and social implications around the aforementioned theme. To guarantee the active participation of students and dialogicity, two playful activities (public hearing and chemical jury) are used, interspersed with conceptual chemistry classes and appreciation / discussion of documents and documentaries. 2) The process of construction and dissemination to the academic community of the students' artistic conceptions on the themes of pesticides. This research presents the possibility of adopting recreational activities for the development of skills and competences such as collecting and processing information, developing communication, making assessments of situations, making decisions and assessing the social implications of scientific and technological development. The proximity of students to the topic makes it possible to problematize real aspects of their daily lives, bringing problems to the discussion such as: the lack of rural inspection and disregard for laws, malpractice in dealing with dangerous substances, corruption in the decisions made by representatives of the people , the lack of food security, the lobby and the exploratory interest of large corporations, the non-neutrality of science. The artistic expressions produced at the end of the first stage explore the identity of the groups that built it and were divided into 3 categories according to the concepts presented in the content produced. Groups 2 and 3 presented, in their productions, greater richness in the articulations between the STS aspects. The research indicates that among the simulations the students improved their posture to speak and behave in public, that they appropriated scientific concepts, using them in their arguments, improved the articulation of this knowledge, starting to better understand in what ways the proposed situations impact in your own reality. Thus, this research investigates how students express themselves in the face of the controversial topic of the use of pesticides and how the teaching of chemistry through problematic playful activities can contribute to the conceptual and attitudinal evolution of these students. |
Palavras-chave: | Lúdico Júri químico 3MP Problematização Playful Chemical jury Teaching Questioning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | SILVA, Romuel Barros Costa. Três momentos pedagógicos no ensino de química : um relato da utilização do tema agrotóxicos através da abordagem temática com enfoque CTS.103 p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7585 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRES_MOMENTOS_PEDAGOGICOS_NO_ENSINO_DE_QUIMICA_FINAL_V_14_12.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.