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Tipo: Dissertação
Título: Jornada ampliada na EMEF Profª. Aresmi Tavares: uma possibilidade de educação integral
Autor(es): Freitas, Maurício Roque Silva de
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
1° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
3° Membro da banca: Moll, Jaqueline
Resumo: Este relatório crítico-reflexivo tem como objetivo investigar as atividades realizadas no Projeto Jornada Ampliada, desenvolvido na EMEF Profª. Aresmi Tavares, localizada no município de Santa Vitória do Palmar/RS, como uma possibilidade de Educação Integral. Para a realização do mesmo, utilizamos um referencial que aponta momentos em que a Educação Integral foi implementada como política pública na busca de uma educação de qualidade. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada nos conceitos da pesquisa-ação junto aos docentes, discentes e comunidade vinculados a este projeto, onde foi proposta uma reflexão sobre as atividades realizadas na Jornada Ampliada, avaliando a sua importância para a comunidade escolar. Em um segundo momento, a partir do material coletado, serão propostas ações com o objetivo de qualificar a Jornada Ampliada através da criação de um regimento para as atividades, definindo os objetivos e metodologias de cada uma delas. Tendo como produto final deste projeto, o registro destas atividades junto ao Projeto Político Pedagógico da escola, numa concepção de Educação Integral, corroborando com os aspectos formativos desenvolvidos na linha de pesquisa deste curso de Mestrado em Educação.
Resumen: Este informe crítico-reflexivo tiene como objetivo investigar las actividades realizadas en el Proyecto de Jornada Ampliada, desarrollado en la EMEF Profª. Aresmi Tavares, ubicada en el municipio de Santa Vitória do Palmar/RS, como una posibilidad de Educación Integral. Para lograr lo mismo, utilizamos una referencia que señala momentos en que la Educación Integral fue implementada como una política pública en la búsqueda de una educación de calidad. Se desarrolló una investigación cualitativa basada en los conceptos de investigación-acción con profesores, alumnos y la comunidad vinculada a este proyecto, donde se propuso una reflexión sobre las actividades realizadas en la Jornada Ampliada, evaluando su importancia para la comunidad escolar. En un segundo momento, a partir del material recogido, se propondrán acciones con el objetivo de cualificar la Jornada Ampliada mediante la creación de un reglamento para las actividades, definiendo los objetivos y metodologías de cada una de ellas. El producto final de este proyecto es la inscripción de estas actividades en el Proyecto Político Pedagógico de la escuela, en un concepto de Educación Integral, corroborando los aspectos formativos desarrollados en la línea de investigación de esta Maestría en Educación. Palabras clave: Jornada Ampliada; Educación Integral; Concepción de enseñanza.
Palavras-chave: Jornada Ampliada
Educação Integral
Concepção de Ensino
Jornada Ampliada
Educación Integral
Concepción de enseñanza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: FREITAS, Maurício Roque Silva de. Jornada ampliada na EMEF Profª. Aresmi Tavares: uma possibilidade de educação integral. 111p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7463
Data do documento: 3-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

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