Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7374
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática na educação infantil: uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar de uma escola pública da rede municipal de Jaguarão/RS
Autor(es): Jahnke, Thuanne Souza
Primeiro Orientador: Moraes, João Carlos Pereira de
1° Membro da banca: Moraes, João Carlos Pereira de
2° Membro da banca: Silva, João Alberto da
3° Membro da banca: Beck, Vinícius Carvalho
4° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que aborda o Pensamento Estocástico-Estatístico e a Comunicação Matemática na Educação Infantil. O objetivo foi analisar as compreensões sobre pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática de crianças do pré-escolar de uma escola da rede pública de ensino de Jaguarão/RS a partir de uma ação pedagógica. A metodologia usada foi a pesquisa-ação de base qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças de 5 a 6 anos. Os instrumentos para a produção de dados foram a gravação em vídeo, a fotografia, o diário de campo e as atividades e os desenhos das crianças. Para o tratamento dos dados utilizamos a análise narrativa em dois segmentos: análise descritiva e análise interpretativa. Os resultados mostraram que as crianças buscam informações no contexto em que estão inseridas para mobilizar o pensamento estocástico-estatístico. Também, que as crianças utilizam estratégias de comunicação matemática como a oralidade, os registros pictóricos, a linguagem corporal e espacial. Nas atividades, a necessidade da criança apresentar noções de tamanho, contagem, e espaço que auxiliem no processo de observação, organização, análise e interpretação de dados gráficos. Por fim, a curiosidade, o interesse e o conhecimento prévio demonstrados pelas crianças como potencialidades para o desenvolvimento do trabalho com o pensamento estocástico-estatístico e a comunicação matemática. Em síntese, almejamos que este trabalho instigue questionamentos e novos estudos na área da Educação Matemática para a Educação Infantil.
Resumen: Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación que aborda el Pensamiento Estocástico-Estadístico y la Comunicación Matemática en la Educación Infantil. El objetivo fue analizar las comprensiones sobre pensamiento estocástico- estadístico y comunicación matemática de niños de preescolar de una escuela pública de Jaguarão/RS a partir de una acción pedagógica. La metodología utilizada fue la investigación acción cualitativa. Los sujetos de la investigación fueron 15 niños de 5 a 6 años. Los instrumentos para la producción de datos fueron videograbación, fotografía, diario de campo, actividades y dibujos infantiles. Para el tratamiento de los datos se utilizo el análisis narrativo en dos segmentos: análisis descriptivo y análisis interpretativo. Los resultados mostraron que los niños buscan informaciones en el contexto en que están insertos para movilizar el pensamiento estocástico-estadístico. Asimismo, que los niños utilizan estrategias de comunicación matemática como la oralidad, los registros pictóricos, el lenguaje corporal y espacial. En las atividades, la necesidad de que el niño presente nociones de tamaño, conteo y espacio que ayuden en el proceso de observación, organización, análisis e interpretación de datos gráficos. Finalmente, la curiosidad, el interés y los conocimientos previos demostrados por los niños como potencialidades para el desarrollo del trabajo con el pensamiento estocástico-estadístico y la comunicación matemática. En resumen, esperamos que este trabajo suscite interrogantes y nuevos estudios en el área de Educación Matemática para la Educación Infantil.
Palavras-chave: Pensamento Estocástico-Estatístico
Comunicação Matemática
Educação Infantil
Prática Pedagógica Docente
Pensamiento Estocástico-Estadístico
Comunicación Matemática
Educación Infantil
Práctica Pedagógica Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: JAHNKE, Thuanne Souza. Pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática na educação infantil: uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar de uma escola pública da rede municipal de Jaguarão/RS. 130p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7374
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THUANNE SOUZA JAHNKE2022.pdfThuanne Souza Jahnke 202249.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.