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dc.contributor.advisor1Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.creatorJahnke, Thuanne Souza-
dc.date.accessioned2022-07-05T19:45:57Z-
dc.date.available2022-07-05-
dc.date.available2022-07-05T19:45:57Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.citationJAHNKE, Thuanne Souza. Pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática na educação infantil: uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar de uma escola pública da rede municipal de Jaguarão/RS. 130p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7374-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento Estocástico-Estatísticopt_BR
dc.subjectComunicação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógica Docentept_BR
dc.subjectPensamiento Estocástico-Estadísticopt_BR
dc.subjectComunicación Matemáticapt_BR
dc.subjectEducación Infantilpt_BR
dc.subjectPráctica Pedagógica Docentept_BR
dc.titlePensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática na educação infantil: uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar de uma escola pública da rede municipal de Jaguarão/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee2Silva, João Alberto da-
dc.contributor.referee3Beck, Vinícius Carvalho-
dc.contributor.referee4Hammes, Lúcio Jorge-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que aborda o Pensamento Estocástico-Estatístico e a Comunicação Matemática na Educação Infantil. O objetivo foi analisar as compreensões sobre pensamento estocástico-estatístico e comunicação matemática de crianças do pré-escolar de uma escola da rede pública de ensino de Jaguarão/RS a partir de uma ação pedagógica. A metodologia usada foi a pesquisa-ação de base qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças de 5 a 6 anos. Os instrumentos para a produção de dados foram a gravação em vídeo, a fotografia, o diário de campo e as atividades e os desenhos das crianças. Para o tratamento dos dados utilizamos a análise narrativa em dois segmentos: análise descritiva e análise interpretativa. Os resultados mostraram que as crianças buscam informações no contexto em que estão inseridas para mobilizar o pensamento estocástico-estatístico. Também, que as crianças utilizam estratégias de comunicação matemática como a oralidade, os registros pictóricos, a linguagem corporal e espacial. Nas atividades, a necessidade da criança apresentar noções de tamanho, contagem, e espaço que auxiliem no processo de observação, organização, análise e interpretação de dados gráficos. Por fim, a curiosidade, o interesse e o conhecimento prévio demonstrados pelas crianças como potencialidades para o desenvolvimento do trabalho com o pensamento estocástico-estatístico e a comunicação matemática. Em síntese, almejamos que este trabalho instigue questionamentos e novos estudos na área da Educação Matemática para a Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEste Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación que aborda el Pensamiento Estocástico-Estadístico y la Comunicación Matemática en la Educación Infantil. El objetivo fue analizar las comprensiones sobre pensamiento estocástico- estadístico y comunicación matemática de niños de preescolar de una escuela pública de Jaguarão/RS a partir de una acción pedagógica. La metodología utilizada fue la investigación acción cualitativa. Los sujetos de la investigación fueron 15 niños de 5 a 6 años. Los instrumentos para la producción de datos fueron videograbación, fotografía, diario de campo, actividades y dibujos infantiles. Para el tratamiento de los datos se utilizo el análisis narrativo en dos segmentos: análisis descriptivo y análisis interpretativo. Los resultados mostraron que los niños buscan informaciones en el contexto en que están insertos para movilizar el pensamiento estocástico-estadístico. Asimismo, que los niños utilizan estrategias de comunicación matemática como la oralidad, los registros pictóricos, el lenguaje corporal y espacial. En las atividades, la necesidad de que el niño presente nociones de tamaño, conteo y espacio que ayuden en el proceso de observación, organización, análisis e interpretación de datos gráficos. Finalmente, la curiosidad, el interés y los conocimientos previos demostrados por los niños como potencialidades para el desarrollo del trabajo con el pensamiento estocástico-estadístico y la comunicación matemática. En resumen, esperamos que este trabajo suscite interrogantes y nuevos estudios en el área de Educación Matemática para la Educación Infantil.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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