Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7370
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação continuada de educadores do campo: Bioma Pampa |
Autor(es): | Montiel, Nara Sandra Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Rocha, Jefferson Marçal da |
1° Membro da banca: | Rocha, Jefferson Marçal da |
2° Membro da banca: | Gritti, Silvana Maria |
3° Membro da banca: | Sartori, Jerônimo |
Resumo: | Este relatório crítico reflexivo tem como objeto o uso da linguagem na formação continuada e permanente de educadores do campo, tendo como tema gerador o Bioma Pampa. Tem como objetivo geral compreender, por meio da Linguagem, os aspectos sociais, ecológicos, culturais e econômicos que envolvem o Bioma Pampa, a partir da reflexão do processo ensino aprendizagem, junto aos professores da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes, considerando que a variação fonética é um subsídio importante para interpretação e uso da linguagem materna. O resultado deste trabalho pode ser sintetizado da seguinte forma: a Educação do Campo deve ser encarada como direito e não como privilégio, para formar indivíduos críticos, empoderados, engajados e conscientes do seu papel de cidadãos; ao passo que a linguagem é um fator importante neste processo, na exteriorização do pensamento e no compartilhamento de conhecimentos e concepções culturais, gestados na educação do campo e por fim resgata a importância da formação continuada dos professores para atuarem neste contexto. |
Abstract: | This reflective critical report has as its object the use of language in the continuous and permanent formation of rural educators, having as its generating theme the Pampa Biome. Its general objective is to understand, from Language, the social, ecological, cultural and economic aspects that involve the Pampa Biome, based on the reflection of the teaching learning process, together with the teachers of the Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes, considering that the phonetic variation is an important subsidy for the interpretation and use of the first language. The result of this work can be summarized as follows: Rural Education must be seen as a right and not as a privilege, to form critical, empowered, engaged and aware individuals of their role as citizens; whilst language is an important factor in this process, in the externalization of thought and in the sharing of knowledge and cultural conceptions, gestated in rural education and finally rescues the importance of continuing education of teachers to work in this context. |
Palavras-chave: | Bioma Pampa Educação do Campo Linguagem Pampa Biome Rural Education Language |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | MONTIEL, Nara Sandra Ribeiro. Formação continuada de educadores do campo: Bioma Pampa. 102p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7370 |
Data do documento: | 3-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NARA SANDRA RIBEIRO MONTIEL2022.pdf | Nara Sandra Ribeiro Montiel 2022 | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.