Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7338
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Papel do Ensino Híbrido Pós Ensino Remoto Emergencial |
Autor(es): | Vernetti, Danver de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Silva, Everson Jonatha Gomes da |
Coorientador: | Oliveira, Cristiano Peres |
1° Membro da banca: | Silva, Everson Jonatha Gomes da |
2° Membro da banca: | Blass, Leandro |
3° Membro da banca: | Irala, Valesca Brasil |
Resumo: | Durante a pandemia Covid-19 ocorreram mudanças em nosso país, o distanciamento social foi adotado, alterando nosso sistema educacional, onde o Ensino Remoto Emergencial entra em prática como uma estratégia de propagação da educação. Enquanto a aplicação deste formato ocorria, notaram-se a utilização de métodos diversificados de ensino, a utilização de metodologias ativas se mostrou presente durante o período emergencial. Surge então, a possibilidade de estudar o Ensino Híbrido, conhecido também como uma metodologia ativa, mas além disso, uma metodologia de ensino, sendo capaz de tornar-se uma alternativa promissora após o infortúnio período encontrado. Para realizar a coleta e análise dos dados, utilizou-se a Pesquisa Bibliométrica e o detalhamento qualitativo. Assim sendo, estudou-se as características do Ensino Híbrido e Ensino Remoto Emergencial, onde foram produzidas comparações, nas quais buscou-se salientar a utilidade do híbrido para a educação superior. Ao final da pesquisa, encontram-se indícios que permitem realizar uma projeção do Ensino Híbrido, considerando o legado das experiências adquiridas durante o Ensino Remoto Emergencial. Também é possível encontrar algumas linhas de estudo não abordadas neste documento. |
Abstract: | During the Covid-19 pandemic, changes took place in our country, the social distance was adopted, changing our educational system, where Emergency Remote Learning comes as a strategy to spread education. While the application of this format took place, the use of diversified teatching methods was noticed, the use of methodologies was present during the emergency period. Then arises the possibility of studying the Blended Learning, also know as an active methodology, but in additon, a learning methodology, being able become a promissing alternative after the unfortunate period. To perform the collection and analysis data, the Bibliometric Research and qualitative detailing were used. Therefore, the characteristics of Blended Learning and Emergency Remote Learning were studied, where comparisons were produced, in which it was sought to emphasize the usefulness of the hybrid for higher education. At the end of the research, there are indications that allow us to realize out a projection of Blended Learning, considering the legacy of the experiences acquired during Emergency Remote Learning. It is also possible to find some lines of study not coverd in this document. |
Palavras-chave: | Ensino Híbrido Ensino Remoto Emergencial Pesquisa Bibliométrica Blended Learning Emergency Remote Learning Bibliometric Research |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | VERNETTI, Danver de Oliveira. O Papel do Ensino Híbrido Pós Ensino Remoto Emergencial. 41 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7338 |
Data do documento: | 22-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Danver_Vernetti_2022__2_.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.