???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7151
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pessano, Edward Frederico Castro-
dc.creatorFerreira, Honória Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-05-02T19:39:22Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-05-02T19:39:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERREIRA, Honória Gonçalves. O atendimento educacional especializado e o ensino de ciências em três municípios da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 102 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7151-
dc.description.abstractUnderstanding the mechanisms that promote inclusion and Specialized Educational Assistance in regular education and in science teaching is a necessary action for the democratization of school access and effective training within social diversity. In this sense, the present dissertation will seek to verify how the assistance aimed at the inclusion of disabled students and the promotion of science teaching occurs. The research is characterized as exploratory and qualitative. The target audience were schools and elementary school teachers from the municipal network, from three cities on the western border of Rio Grande do Sul. to science teachers in the final grades of elementary school. The data will be analyzed qualitatively according to the content analysis. The paper hopes to obtain information on the supply and demand of Specialized Educational Service within regular teaching spaces, analyzing its infrastructure, existence of professionals and their perception of inclusion processes in the municipalities of Barra do Quaraí, Itaqui and Uruguaiana. Finally, the research aims to contribute to the knowledge of this important theme, pointing out potentials and weaknesses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisabled peoplept_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Servicept_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleO atendimento educacional especializado e o ensino de ciências em três Municípios da fronteira oeste do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeSpecialized educational service and science teaching in three municipalities on the western border of Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157588090085209pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760002240063004pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEntender a estrutura, a demanda e as percepções relacionadas à promoção da inclusão e o Atendimento Educacional Especializado no ensino regular e no ensino de ciências é uma ação necessária para a democratização ao acesso escolar e a uma efetiva formação dentro da diversidade social. Nesse sentido, a presente dissertação buscará verificar como ocorrem os atendimentos voltados à inclusão de estudantes com deficiência e a promoção do ensino de ciências. A pesquisa se caracterizou como exploratória e qualitativa. O público-alvo foram escolas e professores do ensino fundamental da rede municipal, de três cidades na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos através de questionários aos gestores das secretarias municipais de educação, aos professores do atendimento educacional especializado e aos professores de ciências do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados qualitativamente conforme a análise de conteúdo. O trabalho busca ter contribuído na obtenção de informações sobre a oferta, demanda sobre a inclusão e o ensino de ciências, bem como do Atendimento Educacional Especializado dentro dos espaços regulares de ensino, analisando sua infraestrutura, existência de profissionais e a percepção dos mesmos em relação aos processos de inclusão nos municípios da Barra do Quaraí, Itaqui e Uruguaiana.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Honória Gonçalves Ferreira.pdf1.04 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???