Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7129
Tipo: | Dissertação |
Título: | A causa animal como tema para o desenvolvimento do letramento crítico na sala de aula de língua inglesa: elaboração de material didático autoral e de uma proposta investigativa |
Autor(es): | La-Rocca, Adriana Machado |
Primeiro Orientador: | Dutra, Eduardo de Oliveira |
1° Membro da banca: | Dutra, Eduardo de Oliveira |
2° Membro da banca: | Moraes, Gisele Benck de |
3° Membro da banca: | Canto, Camila Gonçalves dos Santos do |
Resumo: | Este estudo abrange uma proposta investigativa e a elaboração de um material didático autoral voltado ao ensino de língua inglesa, composto por tarefas elaboradas à luz do Letramento Crítico, sobre o tema Causa Animal, visando a aprendizes de nível básico (A1) no idioma, e/ou estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e/ou iniciais do Ensino Médio. A proposta investigativa está caracterizada como pesquisa-ação de abordagem qualitativa. O objetivo geral consiste em desenvolver um material didático autoral direcionado ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, à luz do Letramento Crítico, a partir da proposta de produção de um documentário acerca do tema Causa Animal, visando à formação cidadã de estudantes de nível básico (A1) nesse idioma. Como objetivos específicos, esta investigação busca descrever a elaboração do material didático autoral, observando suas etapas de desenvolvimento, sua organização e seus propósitos; indicar possíveis contribuições do MDA para o processo de ensino-aprendizagem de LI de estudantes de nível básico inicial (A1); e apresentar uma proposta investigativa direcionada a professores de LI, com ênfase no trabalho com o gênero documentário, e outros relacionados ao seu escopo, bem como no ensino voltado à formação cidadã. Para alcançar tais propósitos, foram observados os referenciais teóricos visitados no decorrer da pesquisa, os quais versam sobre o Letramento Crítico (BRAGANÇA; BALTAR, 2016; CERVETTI, PARDARES, DAMICO 2001; COPE; KALANTZIS, 2000; DUBOC; 2016; GEE, 2001; JANKS, 2009; 2016; JORDÃO, 2016; KLEIMAN, 2005; KNOBEL; LANKSHEAR, 2003; MATTOS; PASCOAL, 2012; MONTEMÓR, 2011; SHOR, 1999; SOARES, 2004; 2010; STREET, 2003; TERRA, 2010; TAKAKI, 2009); o ensino de LI, considerando o aspecto comunicativo, da língua em uso real nas interações sociais (BAKHTIN, 2011; LANTOF, 2000; 2012; SWAIN, 2000; VYGOTSKY, 1994; 2014); a integração das habilidades, a gramática contextualizada, os temas contemporâneos transversais (BRASIL, 1998; 2018; 2019; RIO GRANDE DO SUL, 2009; 2018) e os gêneros do discurso/textuais (BAKHTIN, 2011; MARCUSCHI, 2002; 2008). Além disso, perscrutou-se sobre a elaboração de materiais didáticos e a estrutura de Sequência Didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; LEFFA, 2007; VILAÇA, 2012), com vistas ao desenvolvimento do gênero documentário (FRANCO, 2018; HAMPE 1997; LARRÉ, 2016; NICHOLS, 2004; ROSA, 2017), acerca da Causa Animal (CARVALHO, 2013; OSTOS, 2019). Observadas essas fontes alimentadoras, foi possível elaborar o material didático, descrevê-lo e constatar que as tarefas propostas pelo MDA estão de acordo com as diretrizes teóricas e o que apregoam os documentos que regem o ensino de línguas no Brasil. Dessa forma, é possível concluir que esta pesquisa possa contribuir para o raro acervo de estudos acerca do ensino de LI, voltado ao LC e ao debate sobre a Causa Animal. |
Abstract: | This study covers an investigative proposal and the elaboration of an authorial didactic material aimed at teaching English, composed by tasks developed according to the Critical Literacy perspective, on the theme Animal Cause, aimed at basic level (A1) learners in the target language, and /or students in the final years of elementary school and/or early high school pupils. The investigative proposal is characterized as an action-research with a qualitative approach. The general objective is to develop an authorial didactic material aimed at the teaching-learning process of the English language, under the Critical Literacy lens, based on the proposal to produce a documentary on the Animal Cause theme, aiming at the citizenship education of students at the level basic (A1) in that language. As specific objectives this investigation seeks to describe the elaboration of the authorial teaching material, observing its stages of development, its organization and its purposes; to indicate possible contributions of the MDA to the LI teaching-learning process of students at basic level (A1); and to present an investigative proposal aimed at LI teachers, with an emphasis on working with the documentary genre, besides others related to its scope, as well as on teaching aimed at civic education. In order to achieve these purposes, the theoretical references visited during the research were observed. These references deal with Critical Literacy (BRAGANÇA; BALTAR, 2016; CERVETTI, PARDARES, DAMICO 2001; COPE; KALANTZIS, 2000; DUBOC; 2016; GEE, 2001; JANKS, 2009; 2016; JORDÃO, 2016; KLEIMAN, 2005; KNOBEL; LANKSHEAR, 2003; MATTOS; PASCOAL, 2012; MONTEMÓR, 2011; SHOR, 1999; SOARES, 2004; 2010; STREET, 2003; TERRA, 2010; TAKAKI , 2009); teaching of LI, considering the communicative aspect, as the language in actual use in social interactions (BAKHTIN, 2011; LANTOF, 2000; 2012; SWAIN, 2000; VYGOTSKY, 1994; 2014); the integration of skills, contextualized grammar, contemporary transversal themes (BRASIL, 1998; 2018; 2019; RIO GRANDE DO SUL, 2009; 2018) and speech/textual genres (BAKHTIN, 2011; MARCUSCHI, 2002; 2008). In addition, the elaboration of teaching materials and the structure of the Didactic Sequence (SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; LEFFA, 2007; VILAÇA, 2012) were examined, with a view to developing the documentary genre (FRANCO, 2018; HAMPE 1997; LARRÉ, 2016; NICHOLS, 2004; ROSA, 2017), about the Animal Cause (CARVALHO, 2013; OSTOS, 2019). After observing these sources, it was possible to elaborate the didactic material, describe it and verify that the tasks in the authorial didactic material are in accordance with the theoretical guidelines and the terms indicated on the official documents that regulate language teaching in Brazil proclaim. Thus, it is possible to conclude that this research can contribute to the rare collection of studies on the teaching of LI, aimed at CL and the debate on the Animal Cause. |
Palavras-chave: | Letramento Crítico Ensino de Língua Inglesa Gênero Documentário Causa Animal Critical Literacy English Language Teaching Documentary genre Animal cause |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citação: | LA-ROCCA, Adriana Machado. A causa animal como tema para o desenvolvimento do letramento crítico na sala de aula de língua inglesa: elaboração de material didático autoral e de uma proposta investigativa. 228p. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7129 |
Data do documento: | 25-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_ADRIANA_FINAL___COM_FICHA_CATALOGRAFICA.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
MDA_CAUSA_ANIMALPE.pdf | 21.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.