Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6915
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação musical do Instituto Artístico Carlos Gomes na cena musical nativista de Dom Pedrito/RS |
Autor(es): | Honório, Luan de Paula |
Primeiro Orientador: | Silva , Rafael Rodrigues da |
1° Membro da banca: | Silva, Rafael Rodrigues da |
2° Membro da banca: | Bica, Alessandro Carvalho |
3° Membro da banca: | Teixeira, Lúcia Helena Pereira |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as possíveis interações entre as práticas de ensino de violão promovidas pelo Instituto Artístico Carlos Gomes e dois festivais de música nativista da cidade de Dom Pedrito (RS): Festival Gaúcho das Escolas Pedritenses e Ponche Verde da Canção Gaúcha. Como objetivos específicos a pesquisa buscou: 1) compreender o apoio institucional para a participação de alunos de violão nos festivais da cidade; 2) Revelar aspectos da formação musical que podem ser observados em ambos os espaços; 3) compreender como o repertório nativista era inserido no ensino de violão. A pesquisa de caráter qualitativo situa-se no campo da história da educação musical dentro da categorização proposta por Souza (2014) chamada de história das instituições ou também no eixo proposto pelos autores Alencar e Monti (2021) das instituições educativas. Como procedimento investigativo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores, ex-professores, aluno e ex-alunos do instituto a partir das aulas de violão oferecidas na instituição, desde a criação dos dois festivais em 1986 até o ano de realização deste trabalho, utilizando-se de pesquisa documental (matérias de jornais da época, regulamentos e fotografias) sobre os dois festivais. Os dados gerados a partir das entrevistas resultaram em três categorias de análise: 1) O violão do IACG; 2) Repertório nativista no IACG e nas aulas de violão; 3) Os festivais. Os resultados revelam que na primeira década abordada (1986 a 1996) o ensino de violão no Instituto Artístico Carlos Gomes não tinha a característica de curso e que as aulas ministradas pelos professores eram moldadas de acordo com os gostos musicais e pelo perfil diverso de alunos. Também evidenciam que o repertório nativista não foi o único a ser ensinado nem era familiar a todos os professores, no entanto, alguns professores relatam ter se aproximado do repertório nativista devido à demanda dos alunos em aprender música nativista. Também foi possível compreender um breve histórico sobre os dois festivais e como se davam as participações de alunos e professores. Constatou-se de forma unânime entre os entrevistados que a instituição incentivou a participação dos seus alunos nos festivais da cidade, tendo o cuidado com a preparação dos alunos para se apresentarem nestes eventos. |
Abstract: | This research aims to understand the possible interactions between guitar teaching practices promoted in the Instituto Artístico Carlos Gomes and two folk music festivals in the city of Dom Pedrito (RS): Festival Gaúcho das Escolas Pedritenses and Ponche Verde da Canção Gaúcha. As specific objetives the research sought to: 1) understand institutional support for the participation of guitar students in city festivals; 2) reveal aspects of musical training that can be observed in both spaces; 3) understand how the folk repertoire was inserted in the teaching of guitar. The research has a qualitative approach wich is located in the field of the history of music education within the categorization proposed by Souza (2014) called the history of institutions or also in the axis proposed by the authors Alencar; Monti (2021) of educational institutions. As insvestigation procedures, semi-structured interviews were carried out with teachers, ex-teachers, student and alumni of thw guitar classes offered at the institution, from 1986 to 2021 and a documentary research (materials periocalds, regulations and photographs) about the two festivals as well. The data generated from the interviews resulted in three categories of analysis: 1) The instititute guitar classes; 2) Folk repertoire in the institute and in the classes of guitar; 3) The festivals. The results reveal that in the first decade addressed (1986 to 1996) the guitar teaching at Instituto Artístico Carlos Gomes was not viewed by the institution as a course. The classes taught by the guitar teachers were shaped acccording to musical tastes and the diverse profile of students. The data also show that the folk repertoire wasn’t the only one to be taught neither it was the one for wich every teacher had familiarity but some teachers claim to had to adapt to the repertoire. It was also possible to understand a brief festivals history and how students and teachers participated. It was unanimously found among the interviewes that the institution encouraged the participation of its students in the city’s festivals, taking care with the preparation of students to perform at theses events. |
Palavras-chave: | Conservatórios Festivais de música nativista História da educação musical Instituto Artístico Carlos Gomes Festival Gaúcho das Escolas Pedritenses Ponche Verde da Canção Gaúcha Folk nativista music festivals Music education history |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | HONÓRIO , Luan de Paula. A formação musical do Instituto Artístico Carlos Gomes na cena musical nativista de Dom Pedrito/RS. 67 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6915 |
Data do documento: | 21-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Luan_de_Paula_Honorio.pdf | 4.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.