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Tipo: Dissertação
Título: Material concreto não-estruturado no primeiro ano do ensino fundamental: análise de uma intervenção
Autor(es): Botelho, Lutieli Rodrigues
Primeiro Orientador: Moraes, João Carlos Pereira de
1° Membro da banca: Moraes, João Carlos Pereira de
2° Membro da banca: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
3° Membro da banca: Bianch, Paula
4° Membro da banca: Moura, Patrícia dos Santos
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa sobre o conceito de número em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Neste contexto, tem por objetivo Analisar as contribuições do material concreto não estruturado para o ensino de número no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola na cidade de Arroio Grande/RS. Para tanto, realizou-se uma intervenção, pautada na pesquisa ação, com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, tendo tanto os alunos quanto a professora da turma como sujeitos da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se entrevista com a professora, observação da turma, uma sequência de atividades e um diário de campo. Para análise dos dados, elaborou-se uma perspectiva pautada nas processualidades e nos pontos emergentes de cada etapa da pesquisa-ação. A partir destes elementos, percebemos que o conceito de número e o material concreto não-estruturado pode constituir uma associação produtiva para as intervenções no primeiro ano do Ensino Fundamental, mas necessitam ser objetos de reflexão no processo de constituição da prática pedagógica dos docentes que desejam realizar tais aproximações.
Resumen: Este reporte teórico-reflexivo resulta de una investigación acerca del concepto de número en un grupo del primer año de Primaria. En este contexto, busca analizar las contribuciones del material concreto no estructurado para que se enseñe el número en primer año de la Enseñanza Primaria en una escuela ubicada en la ciudad de Arroio Grande/RS. Para tal, se ha realizado una intervención pautada en la investigación-acción con un grupo de primer año de Enseñanza Primaria en la cual tanto maestros cuanto estudiantes fueron sujetos de investigación. Como herramientas para reunir datos se utilizó: una entrevista con la maestra, observación del grupo, una secuencia de actividades y un diario de campo. Para el análisis de los datos ha sido elaborada una perspectiva focalizada en los procesos y en los puntos emergentes de cada fase de la investigación-acción. A partir de estos elementos fue posible percibir que el concepto de número y el material concreto no estructurado pueden constituir una asociación productiva para las intervenciones en el primer año de Enseñanza Primaria, pero necesitan ser objetos de reflexión en el proceso de constitución de la práctica pedagógica de los docentes que deseen realizar estas aproximaciones.
Palavras-chave: Ensino Fundamental - Primeiro Ano
Número - conceito
Material não estruturado
Enseñanza Primaria - Primer año
Número - concepto
Material no estructurado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: BOTELHO, Lutieli Rodrigues. Material concreto não-estruturado no primeiro ano do ensino fundamental: análise de uma intervenção. 123 f. 2022. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6856
Data do documento: 14-Fev-2022
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