Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6525
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Processo de ensino e aprendizagem de álgebra linear no ensino superior permeado pelo uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática de pesquisas brasileiras |
Autor(es): | Santos, Gabrielle Nunes dos |
Primeiro Orientador: | Galafassi, Fabiane Flores Penteado |
1° Membro da banca: | Galafassi, Cristiano |
2° Membro da banca: | Soares, Maria Arlita da Silveira |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar quais são as potencialidades, e/ou os entraves, do uso de tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem de Álgebra Linear no Ensino Superior. Como referencial teórico, adota-se a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo definida como uma revisão sistemática, conforme Kitchenham. A pesquisa foi realizada no âmbito nacional em periódicos brasileiros disponíveis online, os quais possuíam Qualis Capes acima de B2 na área da Educação dos últimos 10 anos. Como resultados, aponta-se, em especial que o uso de tecnologias digitais apresenta potencialidades como comunicação em língua natural entre os agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os registros de representações semióticas fazem parte desta comunicação, como também, a compreensão de conceitos matemáticos inicia-se através do registro de representação em língua natural relacionando-se com os demais registros de representação da Matemática, como entraves, foi identificada a falta de utilização recursos matemáticos, além da necessidade de recursos tecnológicos digitais que possibilitem o trabalho simultâneo entre professores e acadêmicos, visando a exploração e mobilização dos diferentes registros de representação semiótica pelos estudantes. |
Abstract: | This research aimed to investigate the potentialities, and/or obstacles, of the use of digital technologies in the process of teaching and learning Linear Algebra in Higher Education. As a theoretical framework, the theory of semiotic representation records is adopted. This is a qualitative research defined as a systematic review according to Kitchenham. The research was conducted nationwide in Brazilian journals available online, which had Qualis Capes above the Stratum of B2 in the area of Education of the last 10 years. As results, it is pointed out, in particular, that the use of digital technologies has potentials as communication in natural language among the agents involved in the teaching and learning process, the records of semiotic representations are part of this communication, as well as, the understanding of mathematical concepts begins through the record of representation in natural language relating to the other records of representation of mathematics, the lack of use of mathematical resources has been identified, in addition to the need for digital technological resources that enable simultaneous work between teachers and academics, exploration and mobilization of the different records of semiotic representation by students. |
Palavras-chave: | Álgebra linear Tecnologias digitais Registros de representação semiótica Revisão sistemática Linear algebra Digital technologies Records of semiotic representation Systematic review |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Curso: | Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia |
Citação: | SANTOS, Gabrielle Nunes dos. Processo de ensino e aprendizagem de álgebra linear no ensino superior permeado pelo uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática de pesquisas brasileiras. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6525 |
Data do documento: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabrielle Nunes dos Santos - 2020.pdf | 593.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.