Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6525
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Processo de ensino e aprendizagem de álgebra linear no ensino superior permeado pelo uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática de pesquisas brasileiras
Autor(es): Santos, Gabrielle Nunes dos
Primeiro Orientador: Galafassi, Fabiane Flores Penteado
1° Membro da banca: Galafassi, Cristiano
2° Membro da banca: Soares, Maria Arlita da Silveira
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar quais são as potencialidades, e/ou os entraves, do uso de tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem de Álgebra Linear no Ensino Superior. Como referencial teórico, adota-se a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo definida como uma revisão sistemática, conforme Kitchenham. A pesquisa foi realizada no âmbito nacional em periódicos brasileiros disponíveis online, os quais possuíam Qualis Capes acima de B2 na área da Educação dos últimos 10 anos. Como resultados, aponta-se, em especial que o uso de tecnologias digitais apresenta potencialidades como comunicação em língua natural entre os agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os registros de representações semióticas fazem parte desta comunicação, como também, a compreensão de conceitos matemáticos inicia-se através do registro de representação em língua natural relacionando-se com os demais registros de representação da Matemática, como entraves, foi identificada a falta de utilização recursos matemáticos, além da necessidade de recursos tecnológicos digitais que possibilitem o trabalho simultâneo entre professores e acadêmicos, visando a exploração e mobilização dos diferentes registros de representação semiótica pelos estudantes.
Abstract: This research aimed to investigate the potentialities, and/or obstacles, of the use of digital technologies in the process of teaching and learning Linear Algebra in Higher Education. As a theoretical framework, the theory of semiotic representation records is adopted. This is a qualitative research defined as a systematic review according to Kitchenham. The research was conducted nationwide in Brazilian journals available online, which had Qualis Capes above the Stratum of B2 in the area of Education of the last 10 years. As results, it is pointed out, in particular, that the use of digital technologies has potentials as communication in natural language among the agents involved in the teaching and learning process, the records of semiotic representations are part of this communication, as well as, the understanding of mathematical concepts begins through the record of representation in natural language relating to the other records of representation of mathematics, the lack of use of mathematical resources has been identified, in addition to the need for digital technological resources that enable simultaneous work between teachers and academics, exploration and mobilization of the different records of semiotic representation by students.
Palavras-chave: Álgebra linear
Tecnologias digitais
Registros de representação semiótica
Revisão sistemática
Linear algebra
Digital technologies
Records of semiotic representation
Systematic review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Curso: Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: SANTOS, Gabrielle Nunes dos. Processo de ensino e aprendizagem de álgebra linear no ensino superior permeado pelo uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática de pesquisas brasileiras. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6525
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabrielle Nunes dos Santos - 2020.pdf593.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.