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dc.contributor.advisor1Galafassi, Fabiane Flores Penteado-
dc.creatorSantos, Gabrielle Nunes dos-
dc.date.accessioned2022-01-29T18:21:49Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-01-29T18:21:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabrielle Nunes dos. Processo de ensino e aprendizagem de álgebra linear no ensino superior permeado pelo uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática de pesquisas brasileiras. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6525-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the potentialities, and/or obstacles, of the use of digital technologies in the process of teaching and learning Linear Algebra in Higher Education. As a theoretical framework, the theory of semiotic representation records is adopted. This is a qualitative research defined as a systematic review according to Kitchenham. The research was conducted nationwide in Brazilian journals available online, which had Qualis Capes above the Stratum of B2 in the area of Education of the last 10 years. As results, it is pointed out, in particular, that the use of digital technologies has potentials as communication in natural language among the agents involved in the teaching and learning process, the records of semiotic representations are part of this communication, as well as, the understanding of mathematical concepts begins through the record of representation in natural language relating to the other records of representation of mathematics, the lack of use of mathematical resources has been identified, in addition to the need for digital technological resources that enable simultaneous work between teachers and academics, exploration and mobilization of the different records of semiotic representation by students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlgebra linearpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectRegistros de representação semióticapt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectLinear algebrapt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectRecords of semiotic representationpt_BR
dc.subjectSystematic reviewpt_BR
dc.titleProcesso de ensino e aprendizagem de álgebra linear no ensino superior permeado pelo uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática de pesquisas brasileiraspt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3507294559181177pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5263172314646839pt_BR
dc.contributor.referee1Galafassi, Cristiano-
dc.contributor.referee2Soares, Maria Arlita da Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103885429038868pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555705724716780pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar quais são as potencialidades, e/ou os entraves, do uso de tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem de Álgebra Linear no Ensino Superior. Como referencial teórico, adota-se a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo definida como uma revisão sistemática, conforme Kitchenham. A pesquisa foi realizada no âmbito nacional em periódicos brasileiros disponíveis online, os quais possuíam Qualis Capes acima de B2 na área da Educação dos últimos 10 anos. Como resultados, aponta-se, em especial que o uso de tecnologias digitais apresenta potencialidades como comunicação em língua natural entre os agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, os registros de representações semióticas fazem parte desta comunicação, como também, a compreensão de conceitos matemáticos inicia-se através do registro de representação em língua natural relacionando-se com os demais registros de representação da Matemática, como entraves, foi identificada a falta de utilização recursos matemáticos, além da necessidade de recursos tecnológicos digitais que possibilitem o trabalho simultâneo entre professores e acadêmicos, visando a exploração e mobilização dos diferentes registros de representação semiótica pelos estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ciências Exatas e Tecnologia

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