Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6214
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação das práticas de alimentação complementar e fatores associados em pré-escolares do município de Itaqui - RS |
Autor(es): | Santos, Liana Montenegro dos |
Primeiro Orientador: | Couto, Shanda de Freitas |
Coorientador: | Rockenbach, Gabriele |
Resumo: | Avaliar a introdução da alimentação complementar e possíveis fatores associados em pré-escolares de uma escola de educação infantil de Itaqui/RS. Métodos: Foi realizado estudo observacional de corte transversal, com amostra de 57 pré escolares com idade entre 0 e 4 anos. Foram coletados, através da aplicação de um questionário às mães, dados sobre aleitamento materno, idade da introdução alimentação complementar, gestação e saúde materna, além de informações sociodemográficas. As informações foram quantificadas e analisadas através de média, desvio padrão e frequência. Resultados: A prevalência de aleitamento materno exclusivo foi de 51,8% entre as crianças de até três meses de vida e de 33,3% entre as crianças de até seis meses ou mais. Observou-se introdução precoce de alimentos complementares no terceiro mês, sendo que cerca de 60% das crianças recebiam água ou chá e 50% recebiam outro tipo de leite. O consumo de frutas, verduras e legumes foi iniciado aos seis meses para a maioria das crianças. Além disso, para a maioria das crianças, a alimentação pastosa (47,4%) e alimentação sólida (25,5%) ocorreu por volta dos 6 meses de idade. Conclusão: Observou-se introdução precoce de alimentos complementares, percebendo-se a necessidade de desenvolver ações de educação nutricional com os pais ou responsáveis pelas crianças a fim de estimular uma introdução de uma alimentação complementar saudável. |
Abstract: | To evaluate the introduction of complementary feeding and possible associated factors in preschool children in a kindergarten school Itaqui / RS . Methods : We conducted a cross-sectional observational study with a sample of 57 preschool children aged between 0 and 4 years. Were collected through a questionnaire to mothers , data on breastfeeding, age of introduction of complementary feeding , pregnancy and maternal health , and sociodemographic information. Data were quantified and analyzed using mean, standard deviation and frequency. Results: The prevalence of exclusive breastfeeding was 51.8 % among children under three months of age and 33.3 % among children up to six months or more . It was observed early introduction of complementary foods in the third month , with about 60 % of children received water or tea and 50 % received other types of milk. The consumption of fruits and vegetables was initiated at six months for most children . Furthermore, for most children, paste food (47.4%) and solid food (25.5% ) occurred at about 6 months old. Conclusion: early introduction of complementary foods , realizing the necessity of developing nutrition education activities with parents or guardians in order to stimulate an introduction of complementary feeding healthy. |
Palavras-chave: | Alimentação Comportamento alimentar Educação infantil Food Feeding behavior Child education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citação: | SANTOS, Liana Montenegro dos. Avaliação das práticas de alimentação complementar e fatores associados em pré-escolares do município de Itaqui - RS. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6214 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Liana Montenegro dos Santos - 2013.pdf | 820.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.