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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação permanente em saúde: limites e possibilidades no campo da saúde mental em São Borja
Autor(es): Lago, Taiana Dornelles
Primeiro Orientador: Berwig, Solange Emilene
1° Membro da banca: Ferreira, José Wesley
2° Membro da banca: Lersch, Cíntia Nunes Saldanha
Resumo: O presente artigo objetiva analisar como a política de educação permanente vem sendo materializada na saúde mental em São Borja a fim de sinalizar os desafios e as possibilidades para a implementação da Política de Educação Permanente no SUS - PNEPS. Para dar conta do objetivo, optou-se pela pesquisa qualitativa, que permite aprofundamento da realidade de estudo e como coleta de dados foi utilizada a técnica de coleta direta por formulário on-line a partir do instrumento de questionário através do Google Forms, que buscou desvendar o conhecimento dos trabalhadores bem como a realidade local no munícipio acerca da política de educação permanente e quais atividades são desenvolvidas que reforcem a importância em relação ao tema no campo da saúde mental e incentive a sua prática no cotidiano das instituições. No desfecho do estudo, conclui-se que há um entendimento por parte dos trabalhadores acerca da política de educação permanente, porém também é visível que há uma confusão nas metodologias decorrente da ausência de implementação da política no cotidiano dessas instituições, como também atividades focalizadas no campo da saúde mental. No entanto é possível observar também as possibilidades para efetivação, como também a sua relevância para a qualificação dos serviços que contribua para o caminho de um atendimento mais humanizado que valorize acima de tudo a construção do cotidiano nesses espaços de convívio sem anular a participação dos usuários nesses processos.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar cómo se ha materializada la política de educación permanente en salud mental en São Borja para señalar los desafíos y posibilidades para la implementación de la Política de Educación Permanente en él SUS - PNEPS. Para lograr el objetivo se optó por la investigación cualitativa, que permite una comprensión más profunda de la realidad del estudio y, como recolección de datos, se utilizó la técnica de recolección directa por formulario en línea a partir del instrumento cuestionario a través de Google Forms, que buscó develar el conocimiento de los trabajadores así como de la realidad local sobre la política de educación permanente del municipio y qué actividades se desarrollan que refuerzan la importancia en relación a la temática en el campo de la salud mental y fomentan su práctica en el día a día de las instituciones. En el resultado del estudio, se concluye que existe un entendimiento por parte de los trabajadores sobre la política de educación permanente, sin embargo también es visible que existe una confusión en las metodologías producto de la falta de implementación de la política en el día a día de estas instituciones, así como las actividades enfocadas al campo de la salud mental. Sin embargo, también es posible observar las posibilidades de implementación, así como su relevancia para la calificación de servicios que contribuyan a la trayectoria de un servicio más humanizado que valore sobre todo la construcción de la vida cotidiana en estos espacios sociales sin cancelar la participación de los usuarios en estos procesos.
Palabras clave : Educação permanente
Saúde mental
Trabalho
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Educación permanente
Salud Mental
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : LAGO, Taiana Dornelles. Educação permanente em saúde: limites e possibilidades no campo da saúde mental em São Borja. 2021. 37 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6192
Fecha de publicación : 12-may-2021
Aparece en las colecciones: Serviço Social

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