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Tipo: Dissertação
Título: Ensino e aprendizagem de Análise Combinatória: uma proposta a partir do uso de histórias interativas no ambiente Scratch
Autor(es): Zanini, Francisco José
Primeiro Orientador: Cesca Filho, Vitalino
1° Membro da banca: Mathias, Carmen Vieira
2° Membro da banca: Flôres, Maria Lucia Pozzatti
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar potencialidades e possibilidades de utilização de histórias interativas, produzidas no ambiente Scratch, no estudo da Análise Combinatória. Para tanto, utilizou-se pressupostos da pesquisa qualitativa, analisando-se, inicialmente, resultados de pesquisas acerca do desenvolvimento do raciocínio combinatório e de seu processo de ensino e aprendizagem, e assim, compreender o que está sendo proposto em termos teóricometodológicos para melhorar o desempenho dos estudantes e professores em relação a esse campo. Estes foram seguidos de aprofundamentos relativos a Combinatória, por meio de definições formais e respectivos exemplos. Seguido da elaboração de um site (Plataforma Google Sites) que apresenta um conjunto de histórias interativas (totalizando 8), produzidas no ambiente Scratch, expondo diferentes tipos de problemas de Combinatória (Arranjo, Combinação e Permutação), enfatizando os princípios multiplicativo e aditivo, como estratégia de resolução, e a árvore de possibilidades, como estratégia de resolução e representação gráfica. Com a elaboração deste trabalho foi possível constatar que as ferramentas disponíveis no Scratch oferecem inúmeras possibilidades de criações para o estudo da Análise Combinatória. Em especial, na construção de histórias interativas é possível utilizar recursos de movimento de “atores” para a elaboração de estratégias de resolução de problemas, o que permite algumas generalizações e mobilizações destas estratégias em vários outros problemas. Isso é importante, pois em muitos problemas as fórmulas de resolução se fazem pouco eficientes (não é possível aplicar a regra diretamente), tornando-se necessário dispor de diferentes estratégias.
Abstract: This work aims to present potentials and possibilities of the usage of interactive stories, produced in the Scratch environment, in the study of Combinatorial Analysis. For this purpose, qualitative research assumptions were used, initially analyzing research results on the development of combinatorial reasoning and its teaching and learning process, and thus, understanding what is being proposed in theoretical and methodological terms for improvement of the performance of students and teachers in this field. These were followed by deepenings related to Combinatorics, through formal definitions and respective examples. Followed by the development of a website (Google Sites Platform) that presents a set of interactive stories (8 in total), produced in the Scratch environment, exposing different types of Combinatorics problems (Arrangement, Combination and Permutation), emphasizing the multiplicative and additive principles, as a resolution strategy, and the possibilities tree as a resolution strategy and graphical representation. With the elaboration of this work, it was possible to verify that the tools available in Scratch offer countless possibilities of creations for the study of Combinatorial Analysis. In particular, in the construction of interactive stories, it is possible to use “actors” movement resources for the elaboration of problem solving strategies, which allows some generalizations and mobilization of these strategies in several other problems. This is important, because in many problems the solution formulas are inefficient (it is not possible to apply the rule directly), making it necessary to have different strategies.
Palavras-chave: Raciocínio Combinatório
Princípios Multiplicativo e Aditivo
Árvore de Possibilidades
Scratch
Histórias Interativas
Combinatorial reasoning
Multiplication and Addition Principles
Interactive Stories
Tree Diagrams.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Curso: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: ZANINI, Francisco José. Ensino e aprendizagem de Análise Combinatória: uma proposta a partir do uso de histórias interativas no ambiente Scratch. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6146
Data do documento: 2021
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