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dc.contributor.advisor1Cesca Filho, Vitalino-
dc.creatorZanini, Francisco José-
dc.date.accessioned2021-12-13T19:32:05Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-12-13T19:32:05Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationZANINI, Francisco José. Ensino e aprendizagem de Análise Combinatória: uma proposta a partir do uso de histórias interativas no ambiente Scratch. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6146-
dc.description.abstractThis work aims to present potentials and possibilities of the usage of interactive stories, produced in the Scratch environment, in the study of Combinatorial Analysis. For this purpose, qualitative research assumptions were used, initially analyzing research results on the development of combinatorial reasoning and its teaching and learning process, and thus, understanding what is being proposed in theoretical and methodological terms for improvement of the performance of students and teachers in this field. These were followed by deepenings related to Combinatorics, through formal definitions and respective examples. Followed by the development of a website (Google Sites Platform) that presents a set of interactive stories (8 in total), produced in the Scratch environment, exposing different types of Combinatorics problems (Arrangement, Combination and Permutation), emphasizing the multiplicative and additive principles, as a resolution strategy, and the possibilities tree as a resolution strategy and graphical representation. With the elaboration of this work, it was possible to verify that the tools available in Scratch offer countless possibilities of creations for the study of Combinatorial Analysis. In particular, in the construction of interactive stories, it is possible to use “actors” movement resources for the elaboration of problem solving strategies, which allows some generalizations and mobilization of these strategies in several other problems. This is important, because in many problems the solution formulas are inefficient (it is not possible to apply the rule directly), making it necessary to have different strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRaciocínio Combinatóriopt_BR
dc.subjectPrincípios Multiplicativo e Aditivopt_BR
dc.subjectÁrvore de Possibilidadespt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectHistórias Interativaspt_BR
dc.subjectCombinatorial reasoningpt_BR
dc.subjectMultiplication and Addition Principlespt_BR
dc.subjectInteractive Storiespt_BR
dc.subjectTree Diagrams.pt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de Análise Combinatória: uma proposta a partir do uso de histórias interativas no ambiente Scratchpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048422446197920pt_BR
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira-
dc.contributor.referee2Flôres, Maria Lucia Pozzatti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670584898353787pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar potencialidades e possibilidades de utilização de histórias interativas, produzidas no ambiente Scratch, no estudo da Análise Combinatória. Para tanto, utilizou-se pressupostos da pesquisa qualitativa, analisando-se, inicialmente, resultados de pesquisas acerca do desenvolvimento do raciocínio combinatório e de seu processo de ensino e aprendizagem, e assim, compreender o que está sendo proposto em termos teóricometodológicos para melhorar o desempenho dos estudantes e professores em relação a esse campo. Estes foram seguidos de aprofundamentos relativos a Combinatória, por meio de definições formais e respectivos exemplos. Seguido da elaboração de um site (Plataforma Google Sites) que apresenta um conjunto de histórias interativas (totalizando 8), produzidas no ambiente Scratch, expondo diferentes tipos de problemas de Combinatória (Arranjo, Combinação e Permutação), enfatizando os princípios multiplicativo e aditivo, como estratégia de resolução, e a árvore de possibilidades, como estratégia de resolução e representação gráfica. Com a elaboração deste trabalho foi possível constatar que as ferramentas disponíveis no Scratch oferecem inúmeras possibilidades de criações para o estudo da Análise Combinatória. Em especial, na construção de histórias interativas é possível utilizar recursos de movimento de “atores” para a elaboração de estratégias de resolução de problemas, o que permite algumas generalizações e mobilizações destas estratégias em vários outros problemas. Isso é importante, pois em muitos problemas as fórmulas de resolução se fazem pouco eficientes (não é possível aplicar a regra diretamente), tornando-se necessário dispor de diferentes estratégias.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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