Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5959
Tipo: | Dissertação |
Título: | A resolução de conflitos e a educação para a paz |
Autor(es): | Rolan, Lis Rejane Martins |
Primeiro Orientador: | Hammes, Lúcio Jorge |
1° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
2° Membro da banca: | Gritti, Silvana Maria |
3° Membro da banca: | Hammes, Itamar Luís |
Resumo: | Este relatório crítico-reflexivo discute a resolução de conflitos e a educação para a paz na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aresmi Juraci Tavares Rodrigues. A pesquisa deu-se na turma do 8º ano dos anos finais do ensino fundamental, no ano de 2019, com o intuito de promover um debate acerca do assunto e levar os participantes a uma reflexão das situações vivenciadas naquele educandário. Essa pesquisa teve como objetivos analisar os conflitos existentes e investigar seus motivos; construir junto à comunidade estratégias de combate a esse tipo de problema; contribuir para a formação de grupos de mediadores de conflitos ao longo dos anos; compreender o pertencimento dos sujeitos alvo da pesquisa em relação à escola em estudo. Foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa e intervencionista, com base nos Círculos de Aprendizagens realizados com alunos, pais ou responsáveis, professores e demais integrantes da escola, além da coleta de dados nas Atas de Registros da escola, questionários aplicados aos grupos objetos desse trabalho e diário de bordo. Percebeu-se que a partir da intervenção realizada, os sujeitos passaram a melhorar suas atitudes na escola. |
Abstract: | Este informe crítico-reflexivo analiza la resolución de conflictos y la educación para la paz, en la Escuela Primária Aresmi Juraci Tavares Rodrigues. Esta investigación se llevó a cabo en la clase de octavo grado de los últimos anos de la escuela primaria, en 2019, con el fin de promover un debate sobre el tema y llevar a los participantes a una reflexión sobre las situaciones vividas en esa escuela. Esta investigación tuvo como objetivo analizar los conflictos existentes e investigar sus motivos; construir junto con la comunidade, estratégias para combatir este tipo de problemas; contribuir a la formación de grupos de mediadores de conflictos a lo largo de los años; compreender la pertencia de los sujetos objetivo de la investigación em relación con la escuela em estúdio. Se utilizó un enfoque metodológico cualitativo e intervencionista, basado en los Círculos de Aprendizaje realizados con alunos, padres o tutores, docentes y demás integrantes del colégio, además de la recogida de datos en los Registros del colégio, cuestionarios aplicados a los grupos objeto de este trabajo y caderno de bitácora. Se notó que a partir de la intervención realizada, los sujetos comenzaron a mejorar sus actitudes en la escuela. |
Palavras-chave: | Resolução de conflitos Educação para a paz Cultura da paz Resolución de conflictos Educación para la paz Cultura da paz |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | ROLAN, Lis Rejane Martins. A resolução de conflitos e a educação para a paz. 102 f. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5959 |
Data do documento: | 14-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LisRejaneMartinsRolan2021.pdf | Lis Rejane Martins Rolan 2021 | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.