???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5959
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang??? |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Hammes, Lúcio Jorge | - |
dc.creator | Rolan, Lis Rejane Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T18:27:25Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14 | - |
dc.date.available | 2021-09-27T18:27:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
dc.identifier.citation | ROLAN, Lis Rejane Martins. A resolução de conflitos e a educação para a paz. 102 f. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5959 | - |
dc.description.abstract | Este informe crítico-reflexivo analiza la resolución de conflictos y la educación para la paz, en la Escuela Primária Aresmi Juraci Tavares Rodrigues. Esta investigación se llevó a cabo en la clase de octavo grado de los últimos anos de la escuela primaria, en 2019, con el fin de promover un debate sobre el tema y llevar a los participantes a una reflexión sobre las situaciones vividas en esa escuela. Esta investigación tuvo como objetivo analizar los conflictos existentes e investigar sus motivos; construir junto con la comunidade, estratégias para combatir este tipo de problemas; contribuir a la formación de grupos de mediadores de conflictos a lo largo de los años; compreender la pertencia de los sujetos objetivo de la investigación em relación con la escuela em estúdio. Se utilizó un enfoque metodológico cualitativo e intervencionista, basado en los Círculos de Aprendizaje realizados con alunos, padres o tutores, docentes y demás integrantes del colégio, además de la recogida de datos en los Registros del colégio, cuestionarios aplicados a los grupos objeto de este trabajo y caderno de bitácora. Se notó que a partir de la intervención realizada, los sujetos comenzaron a mejorar sus actitudes en la escuela. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Resolução de conflitos | pt_BR |
dc.subject | Educação para a paz | pt_BR |
dc.subject | Cultura da paz | pt_BR |
dc.subject | Resolución de conflictos | pt_BR |
dc.subject | Educación para la paz | pt_BR |
dc.subject | Cultura da paz | pt_BR |
dc.title | A resolução de conflitos e a educação para a paz | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hammes, Lúcio Jorge | - |
dc.contributor.referee2 | Gritti, Silvana Maria | - |
dc.contributor.referee3 | Hammes, Itamar Luís | - |
dc.publisher.initials | UNIPAMPA | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relatório crítico-reflexivo discute a resolução de conflitos e a educação para a paz na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aresmi Juraci Tavares Rodrigues. A pesquisa deu-se na turma do 8º ano dos anos finais do ensino fundamental, no ano de 2019, com o intuito de promover um debate acerca do assunto e levar os participantes a uma reflexão das situações vivenciadas naquele educandário. Essa pesquisa teve como objetivos analisar os conflitos existentes e investigar seus motivos; construir junto à comunidade estratégias de combate a esse tipo de problema; contribuir para a formação de grupos de mediadores de conflitos ao longo dos anos; compreender o pertencimento dos sujeitos alvo da pesquisa em relação à escola em estudo. Foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa e intervencionista, com base nos Círculos de Aprendizagens realizados com alunos, pais ou responsáveis, professores e demais integrantes da escola, além da coleta de dados nas Atas de Registros da escola, questionários aplicados aos grupos objetos desse trabalho e diário de bordo. Percebeu-se que a partir da intervenção realizada, os sujeitos passaram a melhorar suas atitudes na escola. | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Jaguarão | pt_BR |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
LisRejaneMartinsRolan2021.pdf | Lis Rejane Martins Rolan 2021 | 1.88 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???