Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/571
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Uma visão da comunidade e sua relação com a escola permeando a educação ambiental |
Autor(es): | Amorim, Rubia Graciele |
Primeiro Orientador: | Martins, Tales Leandro Costa |
Resumo: | O estudo da Educação Ambiental (EA) atua com a finalidade de disseminador do conhecimento, através dele é possível trilhar por caminhos que levam as modificações das percepções ambientais. Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções ambientais e as interações entre a comunidade e escola com relação à Educação Ambiental. A pesquisa caracteriza-se por uma metodologia de abordagem qualitativa, fundamentada em entrevistas semi-estruturadas contendo questões abertas, realizadas com moradores de Bagé-RS que residem em bairros localizados próximos a arroios da cidade. dos bairros. Os resultados permitem concluir que a concepção dos moradores ribeirinhos é de maioria preservacionista e que existe uma carência de integração e participação, tanto da escola como da comunidade em relação às problemáticas ambientais. Este trabalho demonstrou a necessidade de desenvolver um projeto sobre Educação Ambiental com a comunidade ribeirinha, onde os resultados desta pesquisa servirão como contribuição para preparação de projetos futuros. |
Abstract: | Environmental education is a complement to education, as the purpose of disseminating knowledge, through it you can walk along paths that lead to changes in environmental perceptions. This study aimed to investigate the environmental concepts and the interactions between the community and school in relation to environmental education. The research is characterized by a qualitative methodology, based on semi-structured interviews containing open-ended questions, conducted with residents of the neighborhoods. The results indicate that the design of coastal residents is most preservationist and there is a lack of integration and participation of both the school and the community regarding environmental issues. This study demonstrated the need to develop a project on environmental education with the riverside community, where the results of this research will serve as a contribution to the preparation of future projects. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Meio ambiente Sócio-ambiental Concepções Educação Environmental education Education Environment Environmental Conceptions |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/571 |
Data do documento: | 8-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rubia Amorim.pdf | Monografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para a obtenção do título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia | 702.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons