Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/566
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Formação do profissional em educação: desafios para se desenvolver conteúdos de física e química no ensino fundamental |
Autor(es): | Lopes, Norma Charqueiro Pereira |
Primeiro Orientador: | Alves, Elenilson Freitas |
Resumo: | Para o desenvolvimento do presente trabalho optou-se pela metodologia descritiva, com uma abordagem qualitativa. Os fenômenos tratados aqui neste trabalho, possibilita a compreensão em sua complexidade histórica, política, social e cultural, para que se tenha a garantia de produzir conhecimentos comprometidos com a educação crítica e transformadora, focalizando como públicos-alvo, os professores de ciências (Química e Física) do Ensino Fundamental. Assim, utiliza-se diversos referenciais bibliográficos, investigando-se os fenômenos educativos, essencialmente multidisciplinar sobre a produção e construção do conhecimento como uma grande contribuição dinâmica e complexa, comprometidas com um projeto de sociedade mais justa e igualitária, uma sociedade transformadora. A partir desta ideia, percebe-se o ambiente educacional como um meio instigador de busca, criação e construção do saber, despertando-nos o interesse de investigar. |
Abstract: | For the development of the work was chosen the descriptive methodology with a qualitative approach. The phenomena treated in this work, allows the understanding of this historical, political, social and cultural complexity, for they can have the guarantee of producing knowledge commuted with the critical and transforming education focusing on the target groups, the science teachers (chemistry and physics) elementary school. This, it is used several bibliographical references, investigating the educational phenomena, essentially multi-disciplinar about production and knowledge construction like big dynamic and complex contribution, committed with a project of a more just and egalitarian society, a transforming one. From this idea, we can see the educational environment as an instigato mean of search creation and knowledge construction, a wakening us an interest of investigating. |
Palavras-chave: | Planejamento Pesquisa Ciências Educação Física Química Metodologia Projetos Planning Projects Methodology Research Education Science Chemistry Physical |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/566 |
Data do documento: | 8-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC NORMA LOPES_UNIPAMPA_FINAL CÓPIA.pdf | Monografia apresentada à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Pampa, para obtenção do Título de Especialista em Educação em Ciências e Tecnologia | 905.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons