Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5569
Tipo: Dissertação
Título: O desenvolvimento profissional docente dos professores e professoras de educação infantil do município de Arroio Grande/RS: carta de intenções para plano de carreira
Autor(es): Mello, Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Coorientador: Freitas, Ana Lúcia Souza de
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Freitas, Ana Lúcia Souza de
3° Membro da banca: Conceição, Celso Augusto Nunes da
4° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
metadata.dc.contributor.referee5: Pereira, Thiago Ingrassia
Resumo: O presente trabalho teve como o objetivo geral a análise e compreensão do plano de carreira dos profissionais da educação infantil no município de Arroio Grande, identificando suas limitações, seu impacto sobre a atuação docente e o desenvolvimento profissional, visando uma reflexão crítica sobre tais documentos e processos, e propondo alternativas de transformação. E como objetivos específicos a reflexão e o diálogo sobre o Desenvolvimento Profissional Docente dos professores da educação infantil analisando o plano de carreira do magistério, identificando suas limitações e potencialidade, dialogando através de cartas pedagógicas com colegas, secretária de educação, câmara de vereadores sobre o plano de carreira e desenvolvimento profissional docente, proporcionando uma reflexão crítica sobre tais instrumentos e propondo alternativas de transformação. Desenvolveu-se no município de Arroio grande com professores concursados da educação infantil. Utilizou-se como metodologia qualitativa a pesquisa-ação. Teve como principal instrumento as cartas pedagógicas. Na trajetória de diálogo o trabalho traz como resultado a reflexão entre professores onde com análise foi construído um metatexto e endereçado aos órgãos competentes ampliando a discussão entre as instâncias envolvidas trazendo uma proposta de seguimento para estudos futuros, sendo incluído como proposta de governo dos candidatos a prefeito do nosso município, reafirmando o comprometimento político e estético com professores da educação infantil do município de Arroio Grande.
Abstract: El presente trabajotuvo como objetivo general elanálisis y comprensióndelplan de carrera de losprofesionales de laeducación infantil delmunicipio de Arroio Grande, identificando sus limitaciones, su impacto eneldesempeño docente y eldesarrolloprofesional, buscando una reflexión crítica sobre estos documentos y procesos, proponiendo alternativas de transformación. Y como objetivos específicos, lareflexión y el diálogo sobre elDesarrolloProfesional de los docentes de primerainfância,analizandoelplan de carrera docente, identificando sus limitaciones y potencialidades, dialogando a través de cartas pedagógicas concompañeros, secretaria de educación y cámara de concejales, sobre elplan de carrera y desarrolloprofesional docente, aportando una reflexión crítica sobre estos instrumentos y proponiendo alternativas de transformación. Se desarrollóenelmunicipio de Arroio Grande con docentes efectivos de laeducación infantil.Se utilizó como metodologíacualitativalainvestigación-acción.Tuvo como principal instrumento lascartaspedagógicas. Enlatrayectoriadel diálogo, eltrabajoresultóen una reflexión entre docentes donde, conanálisis, se ha construidounmetatexto y dirigido a losórganos competentes, ampliando ladiscusión entre losórganos involucrados, trayendo una propuesta de seguimiento para futuros estudios, siendoincluida como propuesta de gobierno para candidatos a alcalde de nuestromunicípio, reafirmando elcompromiso político y estético conlosprofesores de educación infantil delmunicipio de Arroio Grande.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional Docente
Plano de Carreira
Cartas Pedagógicas
Desarrollo Profesional Docente
Plan de Carrera
Cartas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: MELLO, Bianca Vergara Gonçalves Teixeira de. O desenvolvimento profissional docente dos professores e professoras de educação infantil do município de Arroio Grande/RS: carta de intenções para plano de carreira. 105 f. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5569
Data do documento: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BiancaVergaraGonçalvesTeixeiradeMello2021.pdfBianca Vergara Gonçalves Teixeira de Mello 20216.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.